A alimentação na escola possui um papel fundamental na formação física e cognitiva das crianças e adolescentes. Já que, eles passam um tempo considerável neste ambiente e o que consomem ali tem repercussões diretas em seu desenvolvimento e aprendizado. Por isso, a nutricionista escolar é uma profissional necessária neste meio.
Afinal, além de atuar diretamente com a alimentação, esta profissional auxilia na prevenção e redução de problemas relacionados à saúde. Por exemplo, prevenção à obesidade e déficit nutritivo.
Dessa forma, produzimos o artigo de hoje para compartilhar algumas informações sobre a nutricionista escolar, como suas responsabilidades e tarefas. Confira a seguir e boa leitura!
Realiza o planejamento de cardápios
A nutricionista escolar tem como tarefa principal estabelecer o planejamento de cardápios para refeições dos estudantes. Esta atividade deve levar em conta as necessidades nutricionais de cada faixa etária, considerando o gasto energético.
Além disso, é fundamental que a dieta seja nutritiva, respeitando a regionalidade e sazonalidade de alimentos, mas com foco na diversidade. Isto porque uma alimentação variada e equilibrada fornece diferentes nutrientes, como vitaminas, proteínas, carboidratos etc., que são fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção do organismo.
Ainda, a nutricionista escolar deve considerar as crianças com restrições alimentares, ao produzir um cardápio. A alimentação deve ser inclusiva e acessível, especialmente na escola.
Considerar o valor nutricional
Como mencionamos anteriormente, ao criar um cardápio, a nutricionista escolar deve levar em conta as necessidades nutricionais. Ou seja, é essencial que ela construa um conjunto de alimentos que proporcionem saúde e satisfação para as crianças.
Dessa maneira, a nutricionista escolar terá ciência dos grupos de alimentos mais benéficos para uma criança. Além dos benefícios nutricionais, ela deverá desenvolver estratégias de apresentação destes alimentos para os pequenos, de forma lúdica e divertida.
Ainda, a nutricionista é capaz de selecionar alimentos in natura, incentivando o seu consumo de maneira naturalizada. Afinal, os processados e ultraprocessados podem ser muito prejudiciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O que é obrigação da nutricionista escolar?
De acordo com as Resoluções CFN nº 378/05 e SESA nº 162/05, fica sendo obrigatório por lei a presença de um profissional nutricionista escolar em instituições de ensino. Além disso, em 2006, foi estabelecida a Portaria nº 1010, que determinou as diretrizes para Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Nível Médio das redes públicas e privadas, em todo território nacional.
Além disso, a Resolução CFN nº 600/18 atribui ao nutricionista escolar algumas obrigações. Por exemplo, este profissional deve identificar os alunos com doenças ou deficiências nutricionais, oferecendo cardápio específico ou recomendando atendimento especializado. Assim, ele faz avaliações, diagnósticos e monitora índices de nutrição dos estudantes, com base nas suas necessidades.
Finalmente, é função, também, da nutricionista escolar realizar o controle de qualidade, promovendo a Segurança Alimentar para os estudantes. Ou seja, ela deve recomendar um Manual de Boas Práticas para a cozinha, supervisionando procedimentos de higienização e preparo, de acordo com as leis vigentes.
A It’s Cool é referência em alimentação escolar de qualidade. Há mais de dez anos, oferecemos cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação de estudantes de todo o país. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse o nosso site.