Alguns dizem que a arte de cozinhar é um dom, mas será mesmo que precisa de talento para preparar um bom prato? E que tal usar um temperinho mágico que se chama “amor”. Sabia que quando algo é preparado com carinho e dedicação é impossível de não se surpreender?! Quem dirá quando o assunto é o preparo de refeições, não basta apenas saber a receita, um toque de criatividade e brincadeira faz toda a diferença. Neste texto você vai perceber que aquela brincadeira de fazer comidinha pode ser capaz de despertar o interesse das crianças para uma alimentação saudável. Assim, brincando de cozinha com seus pequenos, pode ser a melhor solução para quando a criança não quer nem provar a comida.
Conheça os benefícios ganhos brincando de cozinha
A participação das crianças no preparo dos pratos é uma forte estratégia que os pais podem usar para estimular o consumo de alimentos saudáveis. Além disso, ainda ajuda a melhorar a memória, o aprendizado e o raciocínio. É por este e outros motivos que, quando as crianças estão brincando de cozinha, precisam ter cada vez mais o incentivo dos pais.
Afinal, você sabia que as brincadeiras são um tipo de linguagem que conquista as crianças?! Pensando nisso, separamos os principais benefícios da participação das crianças na cozinha.
Higiene
A cozinha pode ser um lugar lúdico para ensinar às crianças noções de higiene, de organização, de cooperação e trabalho em grupo.
Melhora a timidez
Permitir que a cozinha se torne um ambiente lúdico e cheio de brincadeiras ajuda a reduzir a timidez das crianças. Pois, exige que coloquem a mão na massa e assim, a criatividade é posta em prática.
Criatividade
Preparar pratos exige principalmente dedicação e criatividade e é claro que as brincadeiras não têm como ficar de fora. As crianças normalmente amam colocar a mão na massa e quando estão brincando de cozinha desenvolvem o seu lado mais criativo.
Interesse pela matemática
O nome “matemática” costuma assustar logo de cara, pois tudo o que vem à mente são aquelas contas cheias de números e letras. Infelizmente, muitos crescem odiando a matemática, mas esse pensamento pode ser facilmente interrompido com a estratégia certa. E a resposta certa para esse problema é a brincadeira na cozinha.
Ao pegar gosto pelo preparo dos alimentos, automaticamente até a matemática pode ser inserida sem que se torne algo maçante. Por exemplo, são os cálculos que serão usados para medir a quantidade de cada ingrediente.
Estimula hábitos mais saudáveis
A cozinha pode ser o ponto de partida para começar a ensinar as crianças sobre a importância dos alimentos saudáveis para o corpo e a aprendizagem. Já que, é brincando de cozinha onde os pequenos criam o gosto por provar aqueles alimentos que antes eles nem chegavam perto.
Essa é a chance que os pais e a escola têm para falar sobre os benefícios dos alimentos, é na hora da brincadeira. Pois, é onde estão mais envolvidos com a criação de seus pratos.
Desenvolvimento emocional
Quando os pais incentivam os seus filhos a criar o gosto pela arte de cozinhar, o ambiente da cozinha se torna acolhedor. Pois, é brincando de cozinha que os pequenos estreitam ainda mais os vínculos com os pais, além de desenvolver habilidade e descobrir vocações.
Aumenta o foco e a atenção
Envolver os pequenos no preparo de pratos possibilita que todo o seu lado criativo seja despertado e isso sem que eles notem. Uma vez que na mesma proporção que vão se divertir, também estarão atentos seguindo passos e criando receitas. Isso aumenta o foco e a atenção.
E aí, o que achou desse tema, se este conteúdo te interessou e deseja expandir ainda mais os seus horizontes, continue no nosso Blog. Venha se inteirar sobre assuntos que estão em alta no mercado e ficar mais bem informado sobre saúde, entretenimento, educação e boa alimentação. Ou se preferir, entre em contato conosco e venha tomar um café!