Os cuidados com a alimentação devem começar desde os primeiros anos de vida. Além de oferecer as opções mais saudáveis e desde o início da vida trabalhar bons hábitos, também é importante conhecer alguns alimentos que devem ser evitados.
Isso não quer dizer que necessariamente eles devem ser proibidos e nem que você deve fazer muitas restrições na alimentação da criança. Porém, é interessante que você trabalhe a educação alimentar com ela para que fique claro os benefícios e malefícios dos alimentos.
No conteúdo de hoje montamos uma lista com cinco alimentos que devem ser evitados e algumas das razões para isso. Confira!
Lista: Alimentos que devem ser evitados pelas crianças
Os cuidados com a alimentação durante a infância têm como principais objetivos manter a saúde em dia e contribuir para que a criança tenha o melhor desenvolvimento possível.
Para isso, é fundamental ter um cardápio equilibrado e recheado de bons nutrientes. A seguir vamos mostrar alguns itens que devem ser evitados na rotina de alimentação dos pequenos.
Bebidas industrializadas
Nessa categoria aqui entram refrigerantes e sucos de caixinha, por exemplo. A grande razão disso é a alta quantidade de açúcares encontrados nessas e em outras bebidas que passam por processos industriais.
Além do açúcar, outros componentes desses produtos podem trazer prejuízos para a saúde a longo prazo. A melhor opção para substituir esses itens são as bebidas naturais.
Café
Essa bebida e outros produtos que possuem cafeína devem ser evitados durante a infância. Isso acontece, pois ela pode gerar dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca e dificuldades de dormir para as crianças.
Frituras
Aqui podemos citar um conjunto de alimentos na verdade. Em destaque entre as frituras estão a batata, carnes, salgadinhos e pastéis, por exemplo. Eles devem ser evitados, pois a gordura utilizada pode gerar vários problemas de saúde a médio e longo prazo.
Embutidos
Os embutidos passam por diversos processos industriais para chegar até as nossas mesas. Com isso, se tornam ricos em conservantes, sódio e outros componentes que são prejudiciais à saúde das crianças. Entre os itens mais populares desse tipo estão as salsichas, nuggets e mortadela.
Guloseimas
Os doces e guloseimas estão entre os itens preferidos das crianças e ao mesmo tempo estão entre os mais perigosos para a saúde. A grande razão disso é a alta concentração de açúcar encontrada na grande maioria dos produtos, o que acaba gerando problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo. Outro agravante desse tipo de alimento também é a sua ação na saúde bucal, já que podem causar problemas como a cárie.
A alimentação na infância possui muitas particularidades e exige um cuidado especial por parte dos pais e responsáveis. Como o próprio título deste conteúdo já diz, todos os alimentos citados devem ser evitados, mas não significa que não serão consumidos em nenhum momento.
Alimentação também possui uma relação com prazer e o que realmente é preciso fazer é criar uma consciência em relação à alimentação desde os primeiros anos de vida.
Por isso, a educação alimentar é tão importante nas escolas e também para os responsáveis pelas crianças.
Clique aqui e confira um conteúdo especial sobre o assunto.