Fazer um projeto de horta escolar é uma excelente forma de trabalhar diversos assuntos com os alunos. Além disso, também é uma forma muito divertida de aprender e com certeza estimula uma maior participação nas aulas.

A melhor parte é que esse tipo de projeto pode ser feito de diversas formas e ser adaptado de acordo com cada situação. A seguir vamos apresentar alguns temas que podem ser trabalhados com o desenvolvimento de uma horta na escola e dar algumas dicas de como criar a sua. Confira!

Por que criar uma horta escolar?

Aprender na prática é sempre melhor e esse já é um grande motivo para você adotar esse tipo de atividade em sua escola. Isso não vale apenas para a criação de uma horta, mas também para outras atividades em que alunos e professores vão precisar colocar a “mão na massa” juntos.

Como já comentamos ali no início, a ideia da criação desse projeto pode ajudar no trabalho de várias disciplinas. Conteúdos relacionados com português, matemática e ciências, por exemplo, podem ser facilmente trabalhados. Até mesmo geografia e história para entender a origem dos produtos e a participação deles ao longo dos anos em diferentes aspectos.

Aqui vai muito da criatividade e planejamento de cada professor, mas as possibilidades são as mais variadas. Outro assunto importantíssimo que pode e deve ser trabalhado é a educação alimentar.

Atuar nesse projeto pode ajudar as crianças a conhecerem novos alimentos e também estimulá-las a adotarem hábitos mais saudáveis. Aqui também vale inserir a família se possível e levar esse pensamento para dentro da casa dos alunos.

Sem dúvidas você só tem a ganhar em criar uma horta escolar e nós vamos te dar algumas dicas de como planejar e começar a sua.

Dicas para a criação de uma horta na escola

Como em todas as aulas e demais atividades, o primeiro passo é criar um planejamento. Aqui é preciso analisar se existe um espaço na escola em que a horta possa ser feita ou se será necessário a utilização de vasos, por exemplo.

Nesse ponto também é necessário analisar as condições do local, pois ele será de grande importância para que a ideia funcione na prática. Questões como a exposição à luz solar e a acessibilidade para os alunos são alguns dos principais pontos a serem analisados. 

Em seguida é preciso providenciar os materiais que serão utilizados, como os regadores, pá de mão, garfo de mão, luvas, pá, tesoura de poda e ancinho de jardim. Esse é um kit básico que já é suficiente para desenvolver esse projeto.

O próximo passo é escolher o que será plantado e aqui é preciso levar em consideração as condições climáticas da região em que você mora. Dê preferência para produtos que já são cultivados na região e também aos que possam ser utilizados nas refeições e atividades da escola.

Agora chega a hora de efetivamente plantar os itens escolhidos e começar todos os cuidados com a manutenção. Aqui é sempre preciso tomar bastante cuidado com as crianças, para elas participarem sempre das atividades de forma segura.

Certamente essa horta escolar pode ajudar e muito nas atividades, sem falar que a diversão é garantida. Trabalhos diferentes no ambiente escolar são muito bem-vindos e ajudam muito na aprendizagem.

Para conferir outras formas de trabalhar a educação alimentar na sua escola clique aqui. Anote todas as nossas dicas e até o próximo conteúdo!