A relação entre família e escola é um ponto de grande importância no ambiente escolar e no processo de aprendizagem. Desde os anos iniciais até o Ensino Médio, a busca deve ser sempre por um bom relacionamento entre as partes.
Para isso uma série de atividades, tarefas e ações podem e devem ser feitas visando melhorar esse contato. Isso certamente irá trazer aspectos positivos para o desenvolvimento do aluno, para a própria família e também para a escola.
No conteúdo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse tema e dar algumas dicas de como trabalhá-lo. Confira!
Relacionamento entre família e escola
Ter um bom relacionamento com as famílias é uma tarefa muito desafiadora, já que é preciso lidar com muitos pensamentos diferentes, realidades, personalidades e uma série de outras variáveis.
Lidar com pessoas exige muita atenção, mas podemos partir do ponto em que os dois lados querem encontrar os melhores caminhos para o aluno. Esse foco certamente pode ser uma boa forma de iniciar um trabalho mais próximo entre família e escola.
Aqui também é importante que fique muito claro que as duas partes possuem os seus deveres e obrigações. A responsabilidade precisa ser dividida e isso precisa estar bem claro, pois será um fator decisivo para o desenrolar de várias situações.
Podemos dizer que o papel da família e da escola são complementares, se ambos caminharem bem a tendência é que o estudante siga o seu desenvolvimento tranquilamente.
É claro que falamos principalmente da questão de aprendizagem, mas outros assuntos também podem melhorar. Um deles é na redução de casos de indisciplina, por exemplo. Até mesmo o relacionamento dos alunos com os demais colegas e a participação deles nas atividades escolares podem ser potencializadas.
Tudo isso porque as duas partes estarão por perto para prestar o apoio e o suporte necessários. Cada uma dentro de suas possibilidades e responsabilidades, é claro.
Como melhorar a relação das famílias com a escola?
Ao escolher uma escola para os filhos, os pais geralmente já vão em busca de uma instituição que tenha uma visão de educação parecida com a que acreditam ou que desejam. Por isso, o relacionamento com as famílias deve começar logo nos primeiros contatos.
Para isso, é importante que a escola tenha os seus posicionamentos bem claros sobre todos os assuntos que tratam da educação. Dessa forma uma boa relação já pode ser formada desde o período de matrícula.
Mas o fator mais importante para ter as famílias por perto e construir uma relação melhor entre todos é manter um contato direto.
Isso pode ser feito de diversas formas, seja com comunicados sobre as atividades da escola, reuniões com as famílias, eventos que reúnam pais, alunos e professores, atividades extracurriculares que as famílias façam parte e várias outras ações. Aqui a criatividade é o limite e quanto mais ações puderem ser realizadas, melhor.
Ter as famílias por perto sempre será algo positivo para a escola e certamente também irá contribuir com a educação dos alunos.
Para conferir mais conteúdos sobre escolas e educação, acesse o nosso blog!