A alimentação escolar saudável é um fator muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, afinal, esta é a fase do crescimento e das descobertas. Os alimentos balanceados são fontes de proteínas, vitaminas, minerais e todos os demais nutrientes que um indivíduo precisa para se desenvolver com saúde e disposição.
Embora não seja novidade a importância da alimentação nesta fase da vida, é muito comum nos depararmos com jovens que torcem o nariz para determinados alimentos, sem ao menos conhecer seu sabor. Assim, esse processo começa a ser dificultado, abrindo espaço para lanches nada nutritivos, como doces e salgadinhos. No dia a dia, é essencial insistir no consumo de alimentos mais saudáveis, deixando os industrializados somente para ocasiões pontuais.
Para estimular o consumo de itens mais nutritivos, algumas técnicas podem auxiliar, mexendo com a imaginação da garotada e transformando a hora da refeição em um momento divertido e muito aguardado por todos. Nas escolas, mesmo que alguns educadores e diretores encontrem dificuldades em implementar novidades, é possível investir em pequenos detalhes capazes de transformar essa experiência. Vamos saber como?
- Ambientes criativos
No local das refeições, seja a cantina ou o restaurante escolar, uma ideia interessante é investir em uma decoração lúdica, tirando proveito de todos os benefícios que as cores podem proporcionar. Na decoração, faça uso de elementos criativos, explore o colorido e deixe em destaque alguns elementos especiais, a fim de conquistar os jovens. Além disso, desenvolver detalhes voltados à aprendizagem na hora do lanche pode instigar a criançada e atrair um novo olhar sobre os alimentos. Na It’s Cool, desenvolvemos restaurantes cheios de personalidade, com o intuito de unir diversão e boa alimentação em um ambiente criativo e apaixonante.
- Pratos decorados
Essa dica pode fazer toda a diferença na aceitação de um novo alimento. Fugir do comum e criar detalhes lúdicos com o próprio alimento pode ser um recurso importante para fazer com que a criança sinta vontade de provar a refeição. Além de ser saudável, priorizar pratos coloridos – incluindo verduras, legumes, proteínas e carboidratos variados – ajuda nessa proposta, atraindo a curiosidade dos pequenos sobre o sabor que irão descobrir.
- Propor brincadeiras
Há quem diga que a hora da refeição não deve ser distraída por meio de brincadeiras, mas algumas ideias podem auxiliar neste momento. Uma ideia é fazer charadas sobre os itens que compõem o cardápio do dia, por exemplo: “Qual é a fruta preferida dos gaúchos? – Resposta: Abaca-tchê!”. Após acertarem a pergunta, todos devem experimentar o alimento que está no prato. Legal, não é?
- Solta o som!
A música tem grande influência sobre nosso estado de espírito. Para estimular os jovens na hora da refeição, uma dica é colocar músicas descontraídas no ambiente. Elas podem deixá-los mais tranquilos, tornando o momento da refeição ainda mais especial.
- Preparo coletivo
Uma atividade muito interessante para ser realizada com os alunos é o preparo coletivo das refeições. Desde a separação dos alimentos – que ainda pode incluir alguns ensinamentos sobre matemática – até o preparo, essa tática pode aguçar a curiosidade dos jovens sobre o sabor que o prato terá. Viu só? A alimentação é um assunto sério, mas ela pode ser transformada em um momento de muita diversão e aprendizado. Se você é diretor de escola e deseja saber mais sobre a alimentação escolar saudável, entre em contato com a It’s Cool e saiba sobre nossos serviços de terceirização de refeições.