Pensar na alimentação saudável vai muito além das práticas adotadas dentro de casa. Esse é um hábito que deve abranger a vida em diferentes aspectos e, dessa forma, os alimentos oferecidos no ambiente escolar têm grande importância. É fundamental que diretores e educadores estejam atentos aos cardápios oferecidos diariamente para seus alunos, assim como os pais e responsáveis, que devem ter papel ativo junto às instituições.
Os alimentos servidos no ambiente escolar precisam seguir as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, que compreende o cardápio como um instrumento de alimentação saudável. Além disso, a ideia é utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica, na educação de crianças e adolescentes sobre a importância dos hábitos equilibrados, com foco na ingestão de alimentos nutritivos e balanceados.
Como elaborar um cardápio saudável, variado e nutritivo?
O primeiro passo é contar com profissionais qualificados na elaboração do cardápio escolar, lembrando que a atuação de um nutricionista é requisito básico do PNAE. Optar por alimentos balanceados e diversificados e, além disso, estar atento à procedência de cada item, faz toda a diferença e contribui para o resultado almejado. A valorização da produção de pequenos agricultores também é recomendada pelo Programa, pensando no fomento da economia local. Outro ponto importante é que as instituições respeitem as características de sua população, atendendo às tradições locais, culturas e hábitos alimentares.
Por isso, pensar no cardápio escolar vai muito além da definição de refeições saudáveis com alimentos equilibrados e ricos em vitaminas e minerais. É necessário que a escola conheça os seus alunos e abra espaço para que pais e responsáveis dialoguem com os educadores, a fim de identificar possíveis restrições alimentares ou até mesmo hábitos que devem ser respeitados. Alergias e intolerâncias, doenças crônicas, tais como hipertensão e diabetes, bem como o vegetarianismo ou veganismo merecem um olhar cuidadoso, com o intuito de planejar soluções que atendam a todos os grupos de estudantes com refeições saborosas e equilibradas.
Leia também: Cardápio balanceado nas escolas: por que é importante?
Quais cuidados seguir ao criar um cardápio escolar?
As escolas precisam estar atentas, ainda, às regras estipuladas pelo PNAE, com a especificação de alguns alimentos e porções que devem ser servidos semanalmente aos alunos. O Programa orienta a oferta de, pelo menos, três porções de frutas e hortaliças por semana, lembrando que os sucos naturais não substituem a obrigatoriedade desses alimentos em suas formas in natura. A recomendação também abrange a quantidade de sódio diária, bem como a oferta de açúcares, que deve ser controlada.
A It’s Cool compreende a importância de cardápios variados e balanceados, respeitando as recomendações dos órgãos responsáveis. Por isso, conta com equipes qualificadas e nutricionistas especializados na alimentação de crianças e adolescentes. Para conhecer nossos serviços de alimentação escolar, acesse www.itscool.srv.br.
Fonte: Programa Nacional de Alimentação Escolar