Inserir frutas na alimentação das crianças nem sempre é tarefa fácil. Os primeiros anos de vida são marcados pelas descobertas, incluindo àquelas relacionadas ao paladar e ao sabor de cada alimento. Por isso, é comum que algumas crianças apresentem resistência ao consumo de frutas, mas com algumas dicas é possível estimular este hábito. A seguir, confira como incentivar o consumo de frutas da estação na escola e garanta mais frescor, qualidade de vida e saúde para os alunos!

Monte pratos coloridos

Sabemos que o aspecto visual desperta a curiosidade e a atenção das crianças. Por isso, não dispense a cor na hora de montar os pratos. Procure utilizar tipos diferentes de frutas, deixando tudo o mais colorido possível, assim o estudante se sentirá mais instigado a provar o alimento.

Prepare sucos naturais

Uma forma de estimular o consumo de frutas, principalmente entre aquelas crianças que fazem cara feia e, dificilmente, aceitam o alimento, é preparar sucos naturais. Vale lembrar que essa solução não é a ideal, uma vez que o suco não preserva todos os nutrientes da fruta em sua versão original. Porém, é uma excelente alternativa para inserir alimentos diferentes na dieta e fazer com que o paladar da criança se acostume ao novo sabor.

Invista em apresentações criativas

Muitas vezes, usar a criatividade pode ser o que falta para que a criança aceite uma fruta diferente na alimentação. No caso das frutas da estação, é ainda mais significativo, já que nem sempre o estudante estará acostumado com ela. Por isso, vale a pena soltar a imaginação e investir em detalhes inusitados, como cortes com formatos – de estrela, bichos ou outros – ou mesmo em montagens lúdicas. Para saber como se diferenciar, uma pesquisa rápida na internet revela soluções incríveis!

Faça atividades práticas

Tirar o aluno da zona de conforto e colocá-lo em situações que fogem do comum pode ser uma excelente ideia para estimular a vontade de consumir frutas da estação. Uma dica é apresentar à turma um pomar, com uma saída de campo divertida e agradável. Visitar uma plantação, com agricultores explicando todo o passo a passo até a colheita, pode ser uma estratégia interessante e de grande valor para a vida do aluno.

Inclua aulas especiais e direcionadas

Dentro da sala de aula, é possível preparar aulas direcionadas sobre as frutas da estação, orientando os alunos sobre a história, local onde costuma ser cultivada, tipo de solo e clima, além de curiosidades gerais. Investir em imagens, vídeos e outras metodologias é interessante, uma vez que os estímulos visuais são fundamentais para atrair a atenção das crianças.

Leia também: Lanche escolar: como servir refeições leves e saudáveis?

A It’s Cool compreende o verdadeiro papel da alimentação no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, há mais de dez anos atua neste cenário, oferecendo cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação escolar. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.