Um ambiente inclusivo é aquele que não apresenta distinção sobre quem frequenta ou transita por ali, um local de todos para todos. E com a alimentação não deveria ser diferente, correto? E por mais que a resposta seja óbvia, a alimentação inclusiva ainda é algo que é pouco difundido na sociedade.
Seja por motivos de saúde, ideológicos ou gostos, restrições alimentares existem e acompanham pessoas que fazem parte do nosso cotidiano. Assim, é necessário conhecer e compreender das diferentes necessidades de cada um para conseguir proporcionar um ambiente inclusivo como todo.
Como dizem, a refeição é um momento sagrado, aquele em que une e realiza a interação entre grupos de indivíduos variados. Sendo por meio de eventos, jantares, refeitórios, praças de alimentação, a comida une as pessoas.
E, infelizmente, ocorre ocasiões em que alguns grupos acabam por se privar de ir ou de alimentar, por não ter opção para si. Ou até mesmo realizando lanches antes do evento ou levando a sua própria refeição, infelizmente. Por isso a inclusão alimentar é tão importante.
O que é Alimentação Inclusiva?
Alimentação inclusiva, ou inclusão alimentar, é o ato de inserir técnicas para adequar refeições a pessoas com restrições alimentares, promovendo alimentação segura. Com objetivo principal, como próprio termo diz, incluir pessoas no momento da refeição.
Do cuidado com a seleção dos ingredientes, ao preparo das refeições, a inclusão alimentar é inserida para possibilitar o consumo sem qualquer risco a saúde.
Existem diferentes restrições alimentares, como celíacos, veganos, intolerantes, alérgicos, diabéticos, entre outras. Nesse sentido, é muito importante se basear nas variadas restrições, com o objetivo de elaborar cardápios inclusivos.
Independe de escolhas alimentares ou questões de saúde, respeito e inclusão são essenciais.
Já imaginou o quão desagradável e constrangedor é ir a um local e não ter o que você possa comer?
A importância da inclusão alimentar
A inclusão alimentar permite com que todos tenham o mesmo conforto, sem preocupações na hora das refeições. Principalmente tratando do ambiente escolar, em que o momento da alimentação é muito importante para o desenvolvimento infantil no convívio social, além do familiar.
Além disso, um grande fator da importância da alimentação inclusiva, está no cuidado com os alérgicos. Alergia alimentar se define como a reação do sistema imunológico a algum componente do alimento que possa ser nocivo ao corpo. O organismo podendo responder a isso de forma leve ou com sintomas mais graves.
Nesse sentido, garantir um cardápio inclusivo é uma forma de promover segurança alimentar. É acolher e incluir pessoas, independentemente de suas restrições alimentares, ao convívio social que ocorre no momento da refeição.
Para isso, é muito importe buscar conhecer sobre a alimentação de cada indivíduo. Ainda mais, como já falado anteriormente, nos ambientes escolares. Já que a inclusão alimentar, também é uma forma de trabalhar o conceito de empatia e inclusão com os estudantes de todos os anos.
A It’s Cool é especialista em alimentação escolar, tendo como principal objetivo levar alimentação saudável e de qualidade para crianças e adolescentes.
Compreendemos a grande importância de promover segurança alimentar com a elaboração de cardápios personalizados para incluir todos os estudantes no momento da refeição 💜
Entre em contato conosco pelo nosso site ou telefone (41) 3120 3244 e saiba mais sobre como levar uma alimentação saudável a sua escola.