Mês de janeiro chegou e com ele uma campanha de grande importância que precisa ser mais compartilhada: Janeiro Branco. Voltada para o cuidado com a saúde mental, o Janeiro Branco ocorre no primeiro mês do ano por questões culturais, como a lista de realizações. Dessa forma, é em meio a esse clima reflexivo, que a saúde mental é inserida para fazer parte dessa preocupação.
E a preocupação com a saúde de nossas crianças, tanto física como mental, também devem ser levadas a sério. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o Janeiro Branco e o papel da alimentação na saúde mental. Continue conosco nessa leitura!
Afinal de contas, o que é o Janeiro Branco?
É um movimento social que foi criado com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos. Assim, o Janeiro Branco trata de trazer discussões com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da sua saúde mental.
Além disso, são feitas ações como palestras, oficinas, cursos, workshops, caminhadas, rodas de conversa e discussões ao ar livre (ruas e residências).
Abordar esse tema é muito importante, principalmente tratando-se de crianças e adolescentes. Em análise realizada por pesquisadores da USP, a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes de todo o país foi estudada durante a pandemia. O resultado foi que uma a cada 4 crianças e adolescentes apresentou sinais de ansiedade e depressão na pandemia.
Agora já deu para perceber que o assunto é sério e merece grande destaque e atenção, principalmente por causa dos males dessa doença. Pensando nisso, a campanha do Janeiro Branco busca trazer palestras nas escolas para combater à exclusão social, ansiedade, depressão, dificuldades no aprendizado e o suicídio. Dessa forma, as palestras e rodas de conversas nas escolas ajudam os jovens a lidar com os seus traumas, adversidades e situações difíceis do cotidiano.
Benefícios da alimentação saudável na escola para a saúde mental e física
A nutricionista Kelly Matheson, preocupada com a saúde mental nos assegura que ingerir alimentos saudáveis colaboram para o nosso humor e energia. Pois, nosso cérebro precisa de determinadas vitaminas para funcionar normalmente e evitar possíveis problemas neurológicos e emocionais.
Abaixo listamos os principais alimentos que não podem faltar numa alimentação saudável:
- Legumes e verduras: devem compor em torno de 50% do prato. Alguns legumes, como por exemplo, abóbora e cenoura são ricas fontes de vitamina A, já a berinjela contém cálcio, magnésio, potássio e vitamina B5;
- Vegetais (as folhas): são ricas em fibras, vitaminas e minerais como ácido fólico e ferro;
- Brócolis: é um alimento completo que oferece vitaminas A, C e K e é uma fonte rica em potássio;
- Leguminosas: deve ocupar em torno de 1/8 do prato. Alimentos como feijões, lentilhas, grão-de-bico e soja possuem muitas vitaminas e minerais, especialmente ferro, zinco e magnésio;
- Cereais e tubérculos: devem compor pelo menos 25% do prato das crianças. Alimentos como milho, arroz, trigo, aveia, massas, pães, farinhas, inhame, batatas e mandioca não podem faltar;
- Carnes e ovo: devem compor 1/8 do prato nas duas principais refeições dos pequenos. As carnes podem ser variadas como frango, carne de vaca, porco ou peixe, que são as maiores fornecedoras de vitamina B12.
O que achou de saber mais sobre o Janeiro Branco e conhecer algumas dicas preciosas para lidar com a sua saúde mental? Se gostou, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse.