Viajar com crianças pode ser uma experiência divertida e emocionante, mas também um desafio quando se trata de manter uma alimentação saudável. Afinal, entre as paradas em restaurantes e a tentação de doces e salgadinhos no carro, pode ser difícil garantir que os pequenos estejam consumindo os nutrientes necessários. Felizmente, com um pouco de planejamento, é possível fazer snacks saudáveis para que as crianças se deliciem durante a viagem. 

Então se você está planejando pegar a estrada com os pequenos nesse final de ano, esse blog é para você! 

Aqui separamos quatro opções de snacks saudáveis para levar na sua próxima viagem com as crianças.

 

1. Frutas secas e frescas

As frutas são sempre uma opção de lanche saudável para as crianças. Pois, além de serem práticas, são ricas em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde das crianças

Nesse sentido, para viagens, as frutas frescas como maçãs, bananas, peras, uvas e pêssegos são fáceis de carregar e não requerem refrigeração. Porém, no caso da criança pedir por frutas mais delicadas, como morangos, framboesas, amoras e melancias, é possível levar dentro de uma bolsa térmica. Como resultado, além de serem snacks saudáveis, elas também ajudam a refrescar. 

Já frutas secas, como damascos, uvas passas ou bananas secas, também são uma ótima opção de snacks saudáveis. Pois elas são leves, fáceis de embalar e não estragam facilmente.

 

2. Barras de cereais caseiras

As barras de cereais também são uma alternativa prática para lanches saudáveis em viagens. Já que, elas são fáceis de preparar em casa e podem ser personalizadas de acordo com os gostos das crianças. 

Além disso, ao fazer suas próprias barras de cereais, você pode controlar os ingredientes, evitando corantes, conservantes e açúcares em excesso, que são normalmente encontrados nas versões ultraprocessadas. Por isso, experimente combinar aveia, mel, granola, manteiga de amendoim e seus frutos secos favoritos para criar uma barra de cereais nutritiva e deliciosa.

 

🟣Alimentos Ultraprocessados: quais são os perigos?

 

3. Palitos de vegetais

Os vegetais são uma parte importante da dieta das crianças, mas podem ser difíceis de incorporar durante a viagem. Uma solução é preparar palitos de vegetais, como cenoura, pepino, salsão ou pimentão, e embalá-los em recipientes individuais. 

Para incrementar mais o lanche, é possível preparar uma pasta de hummus, um patê rico em proteínas feito de grão-de-bico. Assim, tendo um ótimo acompanhamento para os vegetais que pode ser facilmente transportado em pequenos recipientes.

 

4. Sanduíches

Claro, não poderíamos deixar de colocar os clássicos sanduíches em nossa lista de snacks saudáveis. Extremamente práticos e fáceis de montar, os sanduíches podem ser feitos de diversas formas. Por exemplo, com pão integral ou wrap, com pasta de amendoim, geleia ou até o próprio hummus. 

E claro, nos casos em que for colocar ingredientes como queijos, salames, presuntos e saladas, é essencial embalar bem os sanduíches e os guardar em uma bolsa térmica, junto com as frutas de preferência. 

 

Se você busca outros conteúdos sobre alimentação, saúde e bem-estar, acesse o nosso blog!

Agradecemos por nos acompanhar até o final dessa leitura e te esperamos no nosso próximo post 😉