O mês de abril é conhecido mundialmente como o Mês de Conscientização sobre o Autismo, e para isso, a campanha Abril Azul foi criada. Mas você sabe como surgiu essa campanha e qual a sua importância?

Além do mais, você sabe exatamente o que é o autismo? Se tem alguma dúvida sobre isso, este texto vai te mostrar a importância de falar desse tema tão delicado e ao mesmo tempo necessário. 

Entenda mais sobre o que é o Abril Azul 

Tudo começou em 2007, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A iniciativa dessa campanha foi estabelecida tendo como base os dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos. Resultados que apontaram que o TEA atinge de 1% a 2% da população mundial. Sendo no Brasil, chegando a 2 milhões de pessoas. 

A partir daí, diversas organizações e instituições passaram a realizar ações para conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

Nesse sentido, foi por meio da instituição do dia 02 de abril, que o mês inteiro ficou conhecido como Mês da Conscientização sobre o Autismo. Posteriormente, sendo chamado de Abril Azul pelas campanhas realizadas. 

O azul foi escolhido como cor da campanha por representar a serenidade, a harmonia e a confiança, características importantes para as pessoas com autismo, que muitas vezes enfrentam dificuldades de comunicação e interação social.

Dessa forma, o Abril Azul é uma campanha criada para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Assim, tendo como principal objetivo informar e combater a discriminação contra as pessoas com TEA. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Por isso, é importante salientar que discriminar autistas é um crime prescrito no Art. 88 da Lei Brasileira de Inclusão. A pena varia de um a três anos de reclusão e multa. 

Conheça alguns sinais de autismo que podem aparecer a partir de um ano de idade ou até antes

O transtorno do espectro do autismo normalmente é identificado pelos especialistas quando a criança tem entre 1 ano e meio e 3 anos. Assim, quando os pais são capazes de perceber os sinais que indicam que seu filho tem autismo, o tratamento se torna mais eficaz.

Para alertar a sociedade, a campanha Abril Azul é realizada em várias cidades do Brasil e nas escolas. Uma vez que, o propósito dessas ações é tornar o espaço escolar cada vez mais humanizado e acolhedor para os autistas. Abaixo, encontram- se os sinais mais comuns que principalmente os pais precisam conhecer:

– Não atender quando chamado pelo nome;

– Não conseguir manter contato visual por mais de 2 segundos;

– Isolar-se ou não se interessar por outras crianças;

– Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;

– Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial.

– Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo;

– Repetir frases ou palavras em momentos inadequados;

– Interesse restrito por um único assunto (hiperfoco);

É importante lembrar que o autismo não é uma doença, e sim um transtorno neurológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento das pessoas. Por isso, é fundamental que a sociedade tenha conhecimento sobre o TEA e saiba como lidar com as pessoas que têm autismo, para que elas possam ser incluídas e respeitadas em todos os aspectos da vida.

Neste mês de abril, vamos vestir a camisa da campanha Abril Azul e ajudar a conscientizar a população sobre o autismo. Juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas com autismo e promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.