Consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes é um requisito fundamental para que crianças e adolescentes se desenvolvam com saúde e qualidade de vida. Seja em casa ou na escola, as escolhas para uma alimentação saudável devem ser baseadas em qualidade, ou seja, é preciso deixar os industrializados de lado, como bolachas, salgadinhos e refrigerantes, e abrir espaço para alimentos mais nutritivos.
Muitas vezes, a aceitação por parte dos jovens pode ser difícil e, até mesmo, demorada. Isso porque, além do sabor, esse tipo de alimento apresenta outras vantagens quando comparados aos mais saudáveis. São mais fáceis de serem consumidos, estão quase sempre prontos, basta abrir a embalagem e, além disso, possuem muitos atrativos visuais, funcionando como um verdadeiro chamarisco, difícil de resistir. Assim fica difícil competir, não é?
Para fugir do comum e surpreender os jovens, é preciso pensar além, buscar ideias criativas e conquistá-los através de diferentes estímulos. A seguir, apresentamos algumas dicas para valorizar a alimentação saudável e estimular as boas escolhas de crianças e adolescentes. Confira!
Nas atividades diárias, fale sobre a importância da alimentação
Seja em sala de aula ou em casa, a primeira dica é incluir a alimentação nas conversas, estimulando a curiosidade e a troca de informações. Esse assunto pode ser abordado de diferentes maneiras, sempre com o intuito de familiarizar a criança e o adolescente com o termo e suas características. Por exemplo, professores de matemática podem relacionar a alimentação com dicas de cálculo, explicação sobre os conceitos de pesagem, entre outros. Neste viés, pode ser divertido e prazeroso unir a teoria com a prática e propor aulas de culinária com a participação ativa dos jovens. Para os mais pequenos, estimular a descoberta de cores a partir das tonalidades de cada alimento pode ser muito interessante, assim como ensinar sobre a importância de cada nutriente para o funcionamento do organismo.
Desenvolva um plano alimentar
Aqui, a ideia é fazer com que a alimentação seja um assunto recorrente e sempre presente na rotina do jovem. Para isso, uma dica é construir a quatro mãos um plano alimentar, listando as refeições diárias e o que pode ser consumido em cada uma delas. Para deixá-lo mais atrativo, é possível usar cores e outros materiais, deixando a criança soltar a imaginação! Depois, vale estimular o pequeno a conferir diariamente o planejamento, fazendo com que ele crie o hábito de seguir as dicas que constam no material. Esse plano alimentar pode ser utilizado tanto pelas famílias em casa quanto pelos educadores em sala de aula.
Proponha atividades criativas sobre alimentação saudável
A criatividade é muito importante quando o intuito é conquistar o paladar dos pequenos. Para isso, além de investir em aulas dinâmicas e práticas, como as de culinária, também é possível propor atividades ainda mais interessantes, como um passeio pela feira ou mesmo ao supermercado. Na seção de hortifrúti, por exemplo, você pode apresentar à criança alguns ingredientes que ele ainda não conhece e estimulá-la a descobrir o sabor.
Leia mais: 5 ideias criativas para surpreender na alimentação escolar
A alimentação infantil é muito importante e deve ser pensada com responsabilidade a fim de estimular o desenvolvimento de cada indivíduo. Na It’s Cool, valorizamos ingredientes de qualidade e sabemos da importância de uma refeição baseada em escolhas saudáveis. Para conhecer mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.