Uma vida saudável deve ser impulsionada desde a infância. Boa alimentação, atividade física e exames em dia são elementos que aumentam não só o bem-estar, mas também o bom desenvolvimento dos estudantes. E é claro que a escola tem um papel fundamental nisso.
Uma alimentação escolar de qualidade não fornece apenas nutrientes para o corpo, mas também impulsiona a energia necessária para o cérebro absorver conhecimentos e se desenvolver.
Mas como você, enquanto diretor ou nutricionista escolar, pode promover uma alimentação saudável? É isso que vamos abordar neste conteúdo!
Eixos da alimentação saudável na escola
Uma alimentação pouco nutritiva, principalmente na fase de desenvolvimento, pode impulsionar diversas doenças – além das dificuldades de aprendizado.
A oferta de uma alimentação saudável nos refeitórios garante a nutrição dos estudantes, incentivando escolhas positivas e assegurando um melhor desenvolvimento.
Mas quais são os eixos dessa alimentação?
Alimentos in-natura
Alimentos minimamente processados ou consumidos no seu estado natural possuem uma importância extrema para o desenvolvimento saudável dos alunos. As opções in-natura não possuem aditivos artificiais, sendo uma fonte rica de vitaminas, fibras e minerais. Além disso, favorecem o desenvolvimento, a aprendizagem e contribuem para a prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.
Incluir esse tipo de alimento na sua escola promove escolhas alimentares mais conscientes, criando uma juventude saudável e equilibrada.
Frutas, legumes e verduras
Um prato colorido é sinônimo de alimentação saudável. Mas, para ser colorida, a alimentação precisa estar acompanhada do consumo de frutas, legumes e verduras. Esses são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. As vantagens vão muito além do bem-estar e da qualidade de vida. Confira alguns benefícios de consumir frutas, legumes e verduras regularmente:
- melhoram o desenvolvimento cognitivo;
- estimulam o crescimento das crianças;
- fortalecem o sistema imunológico;
- melhoram a digestão;
- reduzem o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2;
- diminuem o risco de obesidade.
Muito além da alimentação saudável na escola, a sua instituição estará promovendo saúde a longo prazo para seus estudantes. Incentivando o consumo de alimentos saudáveis, é possível promover uma vida mais longa e distante das doenças crônicas.
Cardápio adequado para a idade
Quando falamos de alimentação escolar, é importante levar em consideração a idade dos estudantes. Cada fase do desenvolvimento necessita de diferentes nutrientes, sendo necessário a criação de cardápios adequados e específicos.
Para crianças mais novas, é preciso priorizar alimentos ricos em:
- ferro;
- cálcio;
- vitamina A;
- vitamina D.
Já para adolescentes, o cardápio precisa levar em consideração outras necessidades energéticas e nutricionais. Esse é um período de desenvolvimento hormonal e de crescimento rápido, causando diversas alterações nos estudantes. Por isso, o cardápio escolar precisa conter fontes saudáveis de carboidratos e proteínas.
Higiene e cuidados de conservação
Muito além de uma alimentação saudável, um refeitório escolar precisa ter bons hábitos de higiene e cuidados com a conservação dos alimentos. Isso também ajuda a garantir a segurança alimentar e a saúde dos seus estudantes. Confira os principais cuidados que sua escola deve ter:
- higiene pessoal dos manipuladores de alimentos;
- armazenamento adequado dos alimentos;
- controle de temperatura dos alimentos;
- higienização de utensílios, equipamentos e ambiente;
- controle de pragas;
- gestão de resíduos;
- treinamento e capacitação da equipe.
Seguir estes procedimentos, de forma rigorosa, previne a transmissão de doenças e garante a qualidade dos alimentos. Contratar um serviço terceirizado para cuidar da alimentação escolar da sua instituição pode ser uma alternativa interessante. Um bom parceiro ajudará na construção de um bom ambiente escolar, promovendo a saúde, o bem-estar e o pleno desenvolvimento dos seus estudantes.
Conheça a It’s Cool Foods e saiba como ela pode ajudar!
Educação alimentar
Falando em escolas, a educação deve ser sempre o principal pilar. Para promover uma alimentação saudável, não basta apenas disponibilizar alimentos nutritivos. É preciso, junto disso, criar ações educativas para fortalecer o senso crítico dos estudantes.
Um bom refeitório escolar precisa fornecer as ferramentas necessárias para os alunos realizarem boas escolhas, fortalecendo os hábitos saudáveis e a escolha de alimentos nutritivos. Pensar nestas ações práticas é papel do diretor, dos nutricionistas e também da empresa que fornece a alimentação escolar, se este for o caso.
Com ações criativas, aliadas a uma boa oferta de alimentos saudáveis, é possível estimular o aprendizado e a introdução de novos alimentos.
Conte com a ajuda da It’s Cool Foods
A It’s Cool Foods trabalha há mais de 10 anos com a terceirização de restaurantes escolares, promovendo a oferta de uma alimentação saudável e nutritiva nas escolas.
Muito além do compromisso de oferecer refeições de qualidade, a It’s Cool também promove práticas educativas para fomentar a educação alimentar dos estudantes atendidos em seus refeitórios. Esse é um passo importante para alunos entenderem a importância de pratos mais diversos e coloridos.
Pensar na saúde e no bem-estar dos alunos também é uma forma de as escolas promoverem um melhor aprendizado. Um bom desenvolvimento escolar depende de uma alimentação saudável. Por isso, prezamos tanto pela qualidade.
Fale com a gente e conheça mais sobre o trabalho da It ‘s Cool!