Para falar sobre alimentação sustentável é preciso levar uma série de questões em consideração. Esse é um tema que já vem ganhando força e tem tudo para começar a ser mais discutido nos próximos anos.
Ao mesmo tempo que vamos falar sobre sustentabilidade, também vamos tratar sobre uma vida mais saudável e como podemos cuidar da nossa saúde e do meio ambiente com algumas ações simples no dia a dia.
Acompanhe o conteúdo e vá anotando as nossas dicas para mudar a sua rotina alimentar.
Entendendo mais sobre a alimentação sustentável
Para entender todo esse contexto que envolve o assunto é melhor começarmos falando sobre o cuidado com o meio ambiente. A sustentabilidade já faz parte do dia a dia de muitos de nós, seja em ações como a reciclagem ou na substituição de alguns itens, como os canudos plásticos descartáveis, por exemplo.
Trazendo para mais perto do contexto alimentar, temos o uso de vários recursos naturais para a produção de alimentos, como as hortaliças, frutas, e também a criação de animais.
Mas como a alimentação sustentável se encaixa nisso? Trabalhando para que a produção desses itens seja feita de forma que traga prejuízos mínimos ao meio ambiente e evite gastar muitos recursos naturais.
Assim são produzidos os alimentos orgânicos, por exemplo, que são os principais produtos da alimentação sustentável. Além de cuidar do ambiente, esse tipo de produto é muito mais nutritivo e pode trazer vários benefícios à saúde.
Mas não é apenas na produção que podemos falar sobre a sustentabilidade e a alimentação. Dentro de casa esse tema já pode ser tratado. Quanto a isso a principal questão é evitar o desperdício.
Podemos usar as frutas como um ótimo exemplo, já que muitos de nós descartamos a casca para consumi-las, e em muitas vezes são até mais nutritivas do que outras partes do alimento. A ideia aqui é utilizar ao máximo todo o produto. Muito do que é descartado pode ser utilizado em outras receitas e ainda torná-las muito mais saudável.
Outro ponto é diminuir o consumo de alimentos que trazem grande impacto ao meio ambiente, como a carne bovina, por exemplo. De uma maneira geral podemos resumir o tema como formas de diminuir o impacto que a nossa alimentação diária produz no meio ambiente. Conheça mais o assunto clicando aqui.
Dicas para trabalhar a alimentação e a sustentabilidade
Nos últimos anos tem se discutido muito sobre várias práticas para cuidar do meio ambiente e a alimentação sustentável é uma delas. A seguir preparamos uma lista com algumas dicas simples do dia a dia que já podem ajudar muito o planeta e também a nossa saúde.
- Opte pelos alimentos orgânicos;
- Prefira os produtos de origem local para valorizar o comércio local e diminuir os impactos ambientais causados pelo transporte e armazenamento, por exemplo;
- Aproveite o máximo dos alimentos em suas receitas e após isso descarte-os corretamente.
Essas são três ações bem simples e que já podem fazer toda a diferença. Gostou desse conteúdo sobre alimentação e sustentabilidade? Acesse o nosso blog e confira outros posts relacionados a alimentação.