A alimentação é assunto sério, mas você sabia que é possível colocar algumas dicas em prática para deixar esse momento mais divertido mesmo na escola? Em alguns momentos, incentivar e estimular a criatividade das crianças pode ser um excelente recurso para apresentar novos hábitos, de olho na alimentação saudável e equilibrada. Com foco no desenvolvimento infantil, algumas brincadeiras com alimentos funcionam como grandes aliadas. Então, que tal investir em atividades sensoriais na sua escola? Veja como!

3 brincadeiras com alimentos para colocar em prática na escola

Hora de adivinhar: qual é o alimento?

Em geral, as crianças costumam reagir muito bem a estímulos sensoriais. Uma dica para deixar a aula mais divertida, estimular a interação entre os alunos e, ainda, apresentar novos alimentos para a turma é a brincadeira de adivinhação. Para realizá-la é muito simples. Previamente, o professor pode escolher alguns alimentos – optar por itens diferenciados e pouco comuns no dia a dia é uma excelente ideia. Durante a brincadeira, o aluno deverá ser vendado e, aos poucos, o educador estimula os seus sentidos através do olfato, tato e paladar. Ganha quem adivinhar primeiro o nome do alimento. 

Fazendo arte: desenho de alimentos

As crianças adoram desenhar, não é mesmo? Então que tal aproveitar a aula de Educação Artística para estimular essa prática e incentivar a alimentação saudável? Essa atividade pode ser realizada de maneira muito simples, porém extremamente divertida. O professor deve levar alguns alimentos para a sala de aula e apresentá-los aos alunos. Em seguida, eles deverão reproduzir cada item em forma de desenho. Assim, além de estimular a criatividade e a imaginação, as crianças podem aprender um pouco mais sobre o nome dos alimentos e relacioná-los às cores devidas. Para finalizar, o educador pode organizar uma exposição, criando uma espécie de varal com os desenhos feitos pela turma. 

Livro de receitas da turma

Uma atividade muito criativa para unir a turma e estimular os vínculos afetivos é a criação de um livro de receitas. Para isso, o professor deve solicitar que cada aluno traga de casa uma receita que costuma ser preparada em família. Assim, serão reunidas diversas receitas, cada uma com suas características e peculiaridades. Elas devem ser organizadas em um formato de caderno, para que cada aluno tenha acesso às receitas sugeridas pelos colegas. Eles podem criar uma capa personalizada e, ainda, ilustrar as páginas com desenhos ou colagens. Para finalizar, é possível organizar um lanche coletivo quinzenalmente, por exemplo. Assim, a cada 15 dias, um aluno fica responsável por trazer um prato especial preparado em sua casa para compartilhar com a turma. 

Leia também: Alimentação vegetariana: sua escola está preparada?

Com dicas simples, porém muito criativas, é possível estimular a relação saudável das crianças com os alimentos. Assim, a hora da refeição vai ficar mais divertida e o principal: nutritiva e saborosa. A It’s Cool é referência em alimentação escolar, para continuar por dentro de mais conteúdos interessantes como esse, acompanhe nosso blog