Quando se fala em desenvolvimento infantil, a alimentação tem um papel fundamental. É por isso que, durante o período escolar, é preciso pensar em soluções adequadas para atender às necessidades nutritivas das crianças e dos adolescentes. A alimentação impacta positivamente no desenvolvimento dos estudantes e é fundamental para que eles cresçam com saúde e tenham disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.
Algumas pessoas não sabem, mas existe uma relação muito grande entre a alimentação, o desenvolvimento e o processo de aprendizagem. É por isso que, durante os primeiros anos de vida, é essencial que a criança tenha acesso a alimentos saudáveis, balanceados e ricos em vitaminas e minerais. Além de contribuírem para a saúde, fortalecendo o sistema imunológico, eles auxiliam no desenvolvimento e proporcionam mais disposição para as atividades, sejam brincadeiras ou estudos.
Desenvolvimento infantil e a importância da alimentação
Você sabia que é durante a infância e a adolescência que as principais capacidades cognitivas, intelectuais e motoras são desenvolvidas? Ou seja, para que esse processo seja pleno e satisfatório, além do incentivo de adultos – incluindo pais, educadores e demais responsáveis –, é preciso que o jovem tenha acesso a refeições de qualidade.
É através dos alimentos consumidos que o organismo em formação terá acesso a todos os nutrientes, que serão em parte transformados em energia para a prática das atividades. Ou seja, a alimentação escolar tem grande relevância no desenvolvimento dos estudantes, sendo necessária tanto para o processo de aprendizado, quanto para as brincadeiras e atividades físicas.
Os alimentos podem contribuir nas questões cognitivas, melhorando a capacidade de concentração do jovem, seu foco, atenção e memória. Por isso, é preciso estar atento ao que cada estudante consome, pois uma alimentação de baixa qualidade pode impactar negativamente no desenvolvimento escolar. Estar bem alimentado representa estar nutrido, o que favorece o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e contribui para a sua evolução.
De olho na alimentação escolar
Considerando todos esses aspectos, além da relevância dos alimentos para o próprio desenvolvimento físico, os diretores de escola precisam pensar em soluções funcionais para os cardápios escolares. Nas instituições que disponibilizam refeitórios para seus alunos, os alimentos devem contribuir para o pleno desenvolvimento, favorecendo o crescimento saudável e o aprendizado em sala de aula. Dessa forma, o mix de ingredientes, bem como a escolha por preparos saudáveis e livres de gorduras em excesso, é essencial.
Para garantir a qualidade das refeições, uma boa alternativa, prezando pela qualidade da alimentação, é a contratação de uma empresa terceirizada e especializada neste serviço. Essa é uma solução que visa à eficiência e à qualidade dos pratos, pois cabe à empresa contratada a organização de um cardápio adequado, voltado às necessidades de cada grupo de alunos.
Além disso, contratar uma empresa para a alimentação escolar é ter a certeza da qualidade das refeições. Todos os pratos são planejados com a orientação de um nutricionista especializado em alimentação de crianças e adolescentes, o que garante mais assertividade na escolha dos ingredientes. Dessa forma, a escola poderá oferecer pratos variados a cada dia da semana, intercalando de maneira criativa os tipos de legumes, verduras, carboidratos, proteínas e outros tipos de alimentos, pensando na saúde e no bem-estar do estudante.
Leia também: Conheça a importância e os benefícios dos alimentos construtores
A It’s Cool compreende o verdadeiro papel da alimentação no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, há mais de dez anos atua neste cenário, oferecendo cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação escolar. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.