O bom desempenho escolar vai além da atenção e anotações realizadas em sala de aula. Mas trata-se de um conjunto de fatores que influenciam no resultado dessas duas ações. Sendo um deles, a alimentação saudável do estudante.
A rotina de estudos durante a semana pode ser cansativa, principalmente para aqueles que ainda não estão acostumados com ela. Por isso, pensando tanto nessa adaptação a uma nova rotina quanto para a tornar mais leve, a comida inserida tem grande peso sobre.
Estudar e obter novos conhecimentos é uma forma de manter o cérebro exercitado. E, assim como ao praticar exercícios físicos, também é preciso de uma alimentação adequada. Caso contrário, é possível com que o estudante tenha um mal-estar durante o período de estudo.
De forma simples, se comermos alimentos muito gordurosos e em grandes quantidades, ao final estaremos sonolentos e indispostos. Já que o corpo utilizará todas as suas energias para realizar a digestão da refeição. Como resultado, será muito difícil conseguir se concentrar e focar nos estudos, travando uma luta contra seu próprio corpo.
Inserir bons hábitos alimentares em sua rotina, é uma forma de combater o desânimo e a falta de energia para a realização das atividades escolares.
Nesse sentindo, uma alimentação saudável é um dos principais aliados para ter um ótimo desempenho nos estudos, independente da fase em que o estudante está. Porém, possuindo peso maior quando inseridas na infância.
Papel da alimentação na rotina de estudos
Somos aquilo que comemos, esse ditado é muito bem ser inserido aqui. Ter uma rotina de alimentos leves e nutritivos, automaticamente torna a pessoa mais leve e enérgica. O contrário ocorre quando só temos alimentação com base em alimentos pesados.
Sendo por meio do alimento que ingeridos que as capacidades de aprendizado, memorização, raciocínio lógico e assimilação são potencializadas. Afinal, para que a mente trabalhe bem, o corpo precisa estar em completa sintonia.
Por isso, evitar frituras, refrigerantes, produtos industrializados, é muito importante para ter uma boa rotina produtiva. Não significando banir esses alimentos por completo, mas os consumir com moderação.
Assim, ter alimentação rica em oleaginosas, ovos, carboidratos, preferencialmente integrais, ômega 3, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas, são responsáveis por aumentar o desempenho. Ao que, potencializam a capacidade de assimilação e absorção do conteúdo estudado.
Tornando-se necessário a hidratação com recorrência, ao menos 2 litros de água diários. Além disso, possuir uma boa noite de sono, com 8 horas de descanso, também gera muita influência positiva na produtividade e concentração.
Manter-se descansado, hidratado e bem alimentado são a tríade poderosa para conseguir uma boa rotina de aprendizado. Sem que o estudante sinta-se mais cansado e estressado que o normal.
Além disso, é muito importante evitar longos períodos de jejum.
Nutricionistas indicam comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo ativo. Sendo, importante manter uma alimentação rica em nutrientes e fibras para ter corpo e mente ativos, sem pesar.
Outro fator que auxilia com os estudos é estabelecer pequenas pausas, para descansar a vista e a mente. De nada adianta forçar o estudo sem se concentrar plenamente, caso contrário de nada adiantará investir em longos períodos de estudo em sequência.
A It’s Cool é especialista em alimentação infantil, com serviços de refeições terceirizados para escolas de todo o país.
Se você é diretor de uma instituição de ensino, educador ou responsável e quer ter absoluta certeza com que suas crianças estão se alimentando de forma saudável, acesse nosso site e conheça nossos diferenciais.