Nos primeiros meses de vida, as crianças devem alimentar-se somente do leite materno e nem mesmo a água é indicada neste período. No entanto, logo em seguida, os médicos pediatras recomendam a ingestão de água e outros líquidos, a fim de garantir a correta hidratação do organismo desde a infância. Como é neste momento que o paladar e os gostos individuais estão se formando, na etapa escolar também é necessário seguir incentivando o consumo de água, pois além da hidratação, ela é fundamental para a regulação do organismo e da saúde como um todo.
Mas afinal, como incentivar a ingestão de água entre as crianças?
Durante a infância, é comum que os hábitos sejam aprendidos pela repetição, ou seja, pelos exemplos que a criança tem. Pensando nisso, quando o intuito é estimular o consumo de água, os adultos precisam fazer a sua parte. Enquanto em casa os cuidadores também devem manter a ingestão do líquido em dia, na escola, os educadores têm grande importância. Além de serem exemplos aos alunos, eles podem ensinar em sala de aula sobre a ação da água no organismo e como ela é necessária para a saúde.
Para chamar mais atenção, aulas expositivas, brincadeiras e jogos podem ser interessantes. Também é esperado que a escola tenha bebedouros de água espalhados em diferentes áreas. Outra forma de fazer isso é incentivar que cada aluno leve de casa a sua garrafinha de água e permitir que as crianças personalizem esses itens com seus nomes pode ser mais um fator de incentivo.
Durante a aula, o professor pode reforçar a importância de manter-se hidratado, questionando se os alunos estão com sede e lembrando-os de tomar água assim que o intervalo começar ou a aula terminar. Para criar um hábito divertido e motivar a criança, que tal uma atividade? Sugira que cada aluno anote quantos copos de água ingeriu ao longo do dia. É interessante relacionar esse assunto a outras disciplinas e conteúdos e, nesse caso, a matemática seria uma aliada.
Qual a quantidade de água ideal para crianças?
Como já mencionamos, o consumo de água está totalmente relacionado ao bom funcionamento do organismo, além disso, ajuda a melhorar a saúde e previne o surgimento de algumas doenças, como cálculos nos rins. No entanto, não existe uma tabela padrão que oriente a quantidade ideal de água que cada criança deve consumir. Esse cálculo deve ser personalizado e, geralmente, o médico pediatra é o profissional responsável por essa orientação.
Entre os principais aspectos avaliados estão o peso e a altura da criança, bem como o tipo de alimentação que realiza regularmente, as atividades que fazem parte de sua rotina, além, é claro, das condições climáticas. Conforme a idade avança e as necessidades energéticas aumentam, ou seja, quanto mais atividades a criança realizar, maior será a quantidade de água indicada para o seu caso. E a temperatura do ambiente também interfere, pois em situações mais quentes, a transpiração aumenta e, com isso, a necessidade de repor a hidratação cresce.
Porém, embora essa informação deva ser avaliada caso a caso, os pediatras partem de uma média, conforme a idade da criança. Por exemplo, dos 5 aos 8 anos, o consumo de água deve ser de aproximadamente 1,7 litros por dia. Dos 9 aos 13 anos, essa quantidade aumenta e passa a variar entre meninas e meninos. Para elas, o ideal é 2,1 litros de água ao dia, já para eles, o recomendado é 2,4 litros diariamente.
Leia também: Conheça 5 alimentos que dão energia recomendados para crianças
A It’s Cool é especialista em alimentação infantil, com serviços de refeições terceirizadas para escolas de todo o país. Se você é diretor de uma instituição de ensino ou educador, acesse nosso site e conheça nossos diferenciais.