Pensar a alimentação infantil é um dos grandes desafios enfrentados por pais, educadores e cuidadores, principalmente quando se trata de dieta. Isso porque, nesta fase da vida, é muito comum que as crianças apresentem resistência a provar alguns alimentos, o que pode dificultar a ingestão de nutrientes importantes para o seu desenvolvimento. Uma coisa, no entanto, é certa: essa é uma tarefa que requer muita atenção, paciência, carinho e determinação por parte dos adultos envolvidos.

Embora seja mais fácil oferecer à criança alimentos industrializados, deve-se lembrar que a alimentação saudável, equilibrada e natural é primordial para a saúde infantil. Os alimentos consumidos estão fortemente relacionados com diversos aspectos de suas vidas, desde a energia e disposição para as atividades do dia a dia, a capacidade de aprendizagem e o seu desenvolvimento como um todo. Por isso, continue acompanhando este conteúdo e confira algumas dicas para introduzir de maneira criativa os alimentos na dieta infantil.

Use a criatividade

A primeira dica está relacionada com a forma como a criança é apresentada aos alimentos. Para introduzir alguns itens na dieta dos pequenos, usar a imaginação e pensar em soluções fora do comum pode ser muito positivo. Por exemplo, tente criar imagens divertidas com os legumes e verduras, monte um prato bem colorido e lúdico e procure relacionar os alimentos a outros elementos que a criança tem interesse, como personagens de desenhos animados. 

Outra ideia é preparar os novos alimentos de maneira mais saborosa, ao menos nas primeiras tentativas. Ou seja, misture legumes com queijo, por exemplo, invista em um preparo empanado ou utilize outros recursos de acordo com as preferências da criança.

Leia mais: 5 ideias criativas para surpreender na alimentação escolar 

Mão na massa

Uma forma de conquistar a criança pode ser convidando-a para auxiliar no preparo dos alimentos. Você pode pedir que ela ajude a lavar as folhas e, se ela for um pouquinho mais velha, vale até mesmo ajudar a cortar em cubinhos. Assim, ela desenvolve suas funções motoras ao mesmo tempo em que auxilia o adulto. O engajamento do pequeno no preparo das refeições pode ser um grande aliado para estimular o seu interesse em provar a comida depois de pronta.

Outra dica é levar a criança ao supermercado ou à feira e deixá-la selecionar seus alimentos, sempre indicando os mais saudáveis e contando algumas curiosidades a respeito dos escolhidos. Ao chegar em casa, ela ficará curiosa para provar os novos sabores e essa pode ser uma ótima forma de fazer com que ela acrescente algumas novidades em sua dieta.

Seja um exemplo

Que as crianças se inspiram e copiam muitas atitudes de seus educadores não é novidade para ninguém, não é? Então, que tal aproveitar essa característica a seu favor e estimular a introdução alimentar? Para isso, é muito simples. Em casa, os pais devem fazer as refeições junto aos filhos, servindo seus pratos com os mesmos alimentos oferecidos aos pequenos, como uma forma de mostrar que todos estão se alimentando da mesma forma.

Nas escolas, essa dica também vale, mas aqui entra a importância do educador no desenvolvimento infantil. Já pensou em oferecer momentos especiais durante a semana para que a hora do lanche seja junto aos professores? As crianças certamente vão adorar e poderão se inspirar nos hábitos do adulto para experimentar novos alimentos.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo o que envolve a alimentação e dieta infantil.