Deixar as refeições divertidas é uma ótima forma de estimular as crianças a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis e também a provarem novos alimentos.
É muito importante que desde os primeiros anos de vida eles já sejam incentivados a consumir alimentos que façam bem ao corpo, saúde e o desenvolvimento.
A medida que os anos vão passando os alimentos vão ganhando ainda mais importância, pois são fundamentais para um bom desempenho escolar, para ter energia e disposição para aproveitar a infância.
Confira este conteúdo para descobrir algumas dicas sobre como tornar as refeições mais divertidas e incentivar os pequenos a se alimentarem melhor.
Dicas para tornar as refeições divertidas
A alimentação faz parte do dia a dia de todos nós e é muito importante tentar seguir um cardápio saudável desde a infância. Entendemos que para eles as vezes é um pouco difícil experimentar um novo alimento ou se acostumar com um sabor.
Por isso, encontrar formas de estimulá-los a consumir certos itens é fundamental para que possam ter um desenvolvimento pelo.
Use de jogos
As brincadeiras e os jogos podem ser ótimas opções para tornar o almoço, jantar ou o lanche mais divertido para as crianças. Uma boa ideia é utilizar os jogos de charada, para que eles conheçam alimentos novos, comecem a entender os benefícios que eles trazem para o corpo e também para incentivá-los a consumir os itens apresentados.
Confira algumas ideias de fazer um jogo de charada.
- Sou vermelho e tenho mil utilidades. Viro molho, suco ou salada. Te ajuda a ficar mais jovem, será que você me acerta na lata? RESPOSTA: TOMATE.
- Sou verde e no meio tenho um caroção. Nasci no pé e sou bem gostosão. RESPOSTA: ABACATE.
- O que é, o que é… tem escama, mas não é peixe. Tem coroa, mas não é rei. Ah, eu fortaleço os ossos. RESPOSTA: ABACAXI.
Decoração do prato
Essa talvez seja a estratégia mais antiga para animar as refeições, mas ela continua sendo muito importante e merece fazer parte do seu dia a dia com as crianças. Aí vale usar a imaginação e aproveitar para fazer um prato bem colorido.
Você pode utilizar os alimentos para fazer uma série de desenhos como as tradicionais carinhas, por exemplo. Flores, casas e animais também são outras boas ideias para tentar decorar o prato e gerar esse interesse visual.
A mesa cheia também ajuda
Além de tornar o almoço mais animado por ter mais pessoas juntas, ver um amigo ou familiar consumindo algum alimento diferente pode ser um ótimo incentivo para os pequenos quererem experimentar.
Um almoço com os amigos, por exemplo, pode tornar a refeição divertida e ainda aproveitar para atuar como um agente socializador para as crianças.
Em casa, reunir a família também é uma ótima ideia, já que pode ser um momento para que todos conversem e aproveitem o momento juntos.
Já utilizou algum desses métodos para melhorar a alimentação das crianças? As refeições são muito importantes para o desenvolvimento delas e merecem a nossa atenção.
Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos sobre alimentação para crianças e na escola.