A idade escolar é um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento do ser humano. Tanto as crianças quanto os adolescentes encontram um mundo de descobertas durante essa fase, seja no que se refere aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ou nas relações que constroem. Além disso, a escola tem grande importância para milhares de alunos, que é a alimentação. Por isso, o cardápio escolar deve ser pensado cuidadosamente, a fim de oferecer todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.
A boa alimentação é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. E não é apenas em questão de saúde que ela é fundamental. Refeições equilibradas e ricas em nutrientes são necessárias para que o processo de aprendizagem seja de qualidade. Os alimentos auxiliam na concentração, foco e também contribuem para a memória, por isso, o cardápio escolar deve ser rigorosamente preparado por nutricionistas. No caso do ensino integral, ele deve ser ainda mais abrangente, incluindo ingredientes diferenciados que forneçam todos os requisitos necessários para o aluno durante os dois turnos.
Se você tem dúvidas sobre como montar um cardápio para escola em período integral, continue a leitura. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para a sua instituição de ensino.
Leia também: Cardápio balanceado nas escolas: por que é importante?
Cardápio para escola em período integral: como criar?
Como sabemos, a variedade de alimentos é um dos principais requisitos para a construção de um cardápio escolar equilibrado e balanceado. Por isso, o ideal é investir em diferentes ingredientes a cada dia da semana. Deve-se considerar tanto a cultura da região onde a escola está inserida, os hábitos alimentares dos alunos e até mesmo a produção agrícola local. Valorizar esses itens é extremamente importante, trazendo a comunidade para junto da escola.
Não é novidade que cada faixa etária apresenta necessidades específicas para a alimentação escolar. Dessa forma, o cardápio deve ser baseado no perfil dos alunos atendidos pela instituição. Alimentos que suprem as necessidades calóricas e oferecem disposição para as atividades ao longo do dia são essenciais para a rotina de um estudante. O ideal é investir em alimentos variados, incluindo proteínas, carboidratos, grãos, legumes, saladas e frutas na dieta escolar.
O importante é variar os itens a cada dia da semana, como uma forma de abranger os diferentes paladares, apresentar novos alimentos aos alunos e, ainda, valorizar o equilíbrio na alimentação nas escolas.
Variedade de alimentos no cardápio escolar
Para uma escola de período integral, é recomendado servir três alimentações diárias aos alunos, abrangendo em torno de 70% das necessidades nutricionais do público atendido. A escola pode se preparar de forma organizada para oferecer aos jovens um cardápio para Lanche da Manhã, Almoço e Lanche da Tarde. Para os lanches, a dica é investir em frutas com diferentes preparos. Tanto com iogurtes, leites, mingau, até vitaminas e outras receitas. Já no almoço, alimentos básicos como arroz e feijão podem ser ofertados diariamente, deixando a variedade para os demais itens, como proteínas, legumes e saladas.
A It’s Cool é especializada em alimentação escolar e oferece diferentes soluções para cada tipo de necessidade. Para conhecer melhor nossos serviços e descobrir o que melhor atende à sua escola, entre em contato e converse com nossa equipe.