Inegavelmente este tema é motivo de muitas discussões e projetos que precisam ser colocados em prática para a concretização do desperdício zero na alimentação escolar. Segundo dados obtidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil desperdiça, diariamente, mais de 40 mil toneladas de alimentos

Essa triste realidade é resultado da falta de organização, responsabilidade, conscientização e de projetos para promover a sustentabilidade no combate à fome zero. Embora, os principais propósitos do segundo tópico de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), seja “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. Ainda, há muito o que precisa ser feito para a realização de um futuro mais justo, onde no mínimo todos tenham direito à alimentação diária.

Esta introdução é fundamental para você entender que o debate deste tema sobre o combate ao desperdício zero já é algo que não vem de hoje. Dessa forma, para você ter uma ideia, este assunto é motivo de criação de projetos nas escolas envolvendo alunos, professores, cozinheiros, nutricionistas, pais e a comunidade. Assim, o propósito é conscientizar todos sobre o desperdício zero na alimentação escolar, contribuindo com a sustentabilidade para ajudar o meio ambiente. 

Dicas para reduzir o desperdício na alimentação escolar

A ideia é levantar este tema para conscientizar a escola e a comunidade, isto é, crianças, professores e todos os demais funcionários, incluindo a comunidade. A missão é mostrar a importância de mover ações que promovam a sustentabilidade para alcançar o desperdício zero na alimentação escolar. Para isso, selecionamos algumas dicas valiosas que vão ajudar as escolas a desperdiçar menos alimentos:

  • Ter um bom planejamento da quantidade de alimentos para o preparo das refeições dos alunos e cuidar do armazenamento, manipulação, utilização e descarte das sobras;
  • A equipe gestora precisa ter um olhar voltado para as necessidades e comportamentos dos alunos em relação aos alimentos que são consumidos nas refeições;
  • Contar com a ajuda de profissionais como nutricionistas no preparo de cardápios mais nutritivos e saborosos;
  • Conscientizar as crianças sobre o desperdício dos alimentos;
  • Incentivar as crianças sobre a educação alimentar;
  • Criar projetos que envolvam os alunos, pais, professores e funcionários para o desperdício zero dos alimentos. Um bom exemplo, são projetos que promovam a sustentabilidade na escola, como os alimentos produzidos na agricultura que são utilizados nos cardápios das crianças.
  • Cultivar uma horta coletiva para práticas de sustentabilidade na escola.

Depois desta leitura sobre este assunto tão importante, que tal se inteirar sobre outros temas que a It’s Cool aborda em seu Blog?!

Se gostou deste conteúdo sobre o desperdício zero dos alimentos, você pode conversar com um de nossos especialistas. Venha descobrir os diferenciais que a nossa empresa tem a te oferecer e saber um pouco mais a respeito da nossa missão. Levar sabor e qualidade para milhares de crianças com o intuito de garantir um desenvolvimento saudável.