Trabalhar a educação alimentar nas escolas é fundamental para melhorar o desempenho dos estudantes e também serve como conhecimento para levar uma vida mais saudável dentro e fora do ambiente escolar.
O ideal é que esse assunto seja trabalho principalmente durante a infância, que é quando as primeiras preferências estão sendo definidas. Dessa forma, fica um pouco mais fácil oferecer alimentos saudáveis para que a criança experimente.
Tão importante quanto fazer boas refeições é entender a importância delas e incentivar que isso seja adotado por todos. Por isso, separamos algumas dicas de como trabalhar esse tema nas escolas. Confira!
Dicas de como trabalhar a educação alimentar nas escolas
Existem diversas formas de abordar o assunto e ele pode ser inserido em várias matérias ou mesmo em atividades extracurriculares. Um dos principais pontos que precisamos levar em consideração é tornar esse tema, tão importante, fácil de ser compreendido.
Para isso, vale a pena investir na criatividade e desenvolver atividades diferentes para que os alunos também se divirtam enquanto aprendem.
Uma das opções clássicas é levar os alunos para a cozinha e trabalhar com eles os ingredientes utilizados nas receitas preparadas. Outra boa ideia é preparar um piquenique, em que os alunos podem levar alimentos que gostam, de preferência os que tenham rótulos.
Com isso, antes de realmente fazer o lanche os professores podem discutir as informações nutricionais dos rótulos e mostrar aos alunos o que são e a importância que cada um dos nutrientes tem para o organismo.
Seguindo essa ideia de levar os lanches e preparar um piquenique, podemos utilizar os alimentos para aprender outro idioma. Caso essa confraternização entre os alunos não seja possível, os professores podem escolher os alimentos mais populares e mostrar como são denominados em outras línguas.

Nesta ideia, vale a pena também trazer principalmente alimentos saudáveis, para reforçar a importância que possuem e incentivar o consumo entre os alunos.
E por fim, contar com o apoio de um especialista no assunto pode ser um dos melhores caminhos para trabalhar a educação alimentar nas escolas.

É por isso que a It’s Cool ajuda as instituições de ensino com várias atividades e programas especiais voltados ao tema, um deles é o Hungry Minds e você pode conferir mais sobre ele clicando aqui embaixo.
Hungry Minds: Projeto de educação nutricional incentiva hábitos saudáveis de alimentação nas escolas
Anote as boas práticas, adapte as ideias conforme a sua realidade e promova a educação alimentar na sua escola.