No universo escolar, a motivação dos alunos é um princípio básico para que o processo de aprendizado seja efetivo. A participação das crianças e dos adolescentes faz toda a diferença durante o período letivo e, com isso, as aulas se tornam mais atrativas e agradáveis. No entanto, é preciso sair do lugar comum para incentivar essa participação e conquistar o engajamento da turma nas atividades propostas. Se você é diretor de escola ou educador, continue a leitura e saiba como engajar seus alunos com a alimentação escolar.

Como conquistar a participação dos alunos em aula?

Quem é professor sabe bem a importância da participação dos estudantes durante as atividades propostas em aula. No entanto, nem sempre isso é possível, pois além da qualidade do conteúdo, tudo vai depender da motivação e da vontade de cada um. Para estimular esses momentos, muitos educadores lançam mão de técnicas para estimular suas turmas, mas para que isso se torne viável é preciso conhecer o perfil de cada grupo, onde a relação entre professor e aluno se torna fundamental.

Motivação e engajamento são a mesma coisa?

Motivar e engajar são dois verbos que estão em alta nas relações sociais. E embora muitas pessoas pensem se tratar da mesma coisa, é preciso entender que elas representam situações diferentes. Enquanto a motivação está relacionada ao individual, o engajamento diz respeito a um processo grupal. Dito isso, é possível entender porque, nem sempre, o segundo termo é fácil de ser conquistado.

Muitas vezes, o professor utiliza técnicas diferenciadas para conquistar a atenção de seus alunos, no entanto, poucos correspondem com a devida participação. Isso ocorre devido à motivação individual, que como o nome sugere, é pessoal e diz respeito aos gostos de cada um. Enquanto isso, o engajamento ocorre quando o professor consegue tocar a todos os integrantes da turma, estimulando o desejo de aprendizado e a busca por soluções que facilitem esse processo. Dessa forma, o engajamento está relacionado ao coletivo e à vida em sociedade, quando o grupo compartilha de um mesmo ponto de vista e partem juntos em busca do objetivo proposto.

Dicas práticas para motivar seus alunos

De acordo com Daniel H. Pink, um importante autor na área de comportamento e gestão, o engajamento está baseado em três princípios básicos, que são autonomia, excelência e propósito. Ou seja, é preciso que os educadores e a própria instituição de ensino organizem práticas que coloquem esses elementos em cena, evidenciando tais atributos na personalidade de cada estudante. Assim, torna-se mais efetivo o processo de educação, com a participação individual e a busca por melhores resultados.

Nesse sentido, a alimentação escolar pode ser uma grande aliada, considerando que este é um momento importante dentro do cronograma de aula. As instituições que disponibilizam um refeitório próprio para que seus estudantes realizem as refeições diariamente têm nele um grande aliado.

Afinal, é neste momento que o jovem consegue desligar seus pensamentos das tarefas letivas, encontrando um espaço agradável para desfrutar junto aos amigos. A tranquilidade presente neste momento tem a capacidade de servir como um estímulo para as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, funcionando como um intervalo de qualidade em prol da motivação de cada aluno.

Leia também: Como incentivar a ingestão de água entre as crianças? Veja dicas!

A It’s Cool é especialista em alimentação infantil, com serviços de refeições terceirizadas para escolas de todo o país. Se você é diretor de uma instituição de ensino ou educador, acesse nosso site e conheça nossos diferenciais.