Você sabia que é na infância que adquirimos hábitos que, muitas vezes, serão levados para o resto da vida? Isso mesmo! Por isso, é cada vez mais importante que pais, cuidadores e educadores estejam atentos a tudo o que é transmitido às crianças, com o intuito de oferecer uma educação completa e de qualidade, visando também a construção de hábitos que colaboram para uma vida mais plena e saudável.  

Quando se fala em alimentação, tudo é construído desde a primeira infância (período que compreende a faixa etária dos 0 aos 3 anos de idade), com as primeiras inserções na dieta do bebê. É muito comum que, nessa fase, as crianças tenham preferência por alguns tipos de alimentos e recusem outros, afinal, é uma etapa cheia de descobertas. Insistir nessa construção com paciência e dedicação é fundamental para que a criança se sinta confortável em provar os diferentes tipos de alimentos que são oferecidos a ela.

Uma construção baseada em detalhes

Conforme os anos passam e a criança cresce, os hábitos alimentares tornam-se cada vez mais parte da rotina, com viés de sociabilidade, inclusive. Pois na idade escolar, a hora do lanche costuma ser apreciada pelos pequenos, representando um momento de diversão e contato com os amigos. No ambiente escolar, a alimentação pode adquirir um papel pedagógico, a fim de orientar e educar crianças e adolescentes sobre a importância dos alimentos e seus nutrientes para a saúde como um todo. 

Nesse cenário, o papel dos pais e cuidadores, assim como dos educadores, é fundamental. Com a paciência devida e apresentando à criança diferentes tipos de alimentos, com preparos diversificados e elementos atrativos – como as cores e os formatos –, é possível estimular o desenvolvimento de bons hábitos, fazendo com que esse indivíduo que está em formação comece a criar uma boa relação com aquilo que consome. Essa prática faz toda a diferença e poderá ser observada mesmo na fase adulta, pois como falamos anteriormente, é na infância que são construídos muitos dos hábitos que permanecem ao longo dos anos. 

Para que esse processo seja mais prático, fácil e prazeroso, é possível recorrer a alguns artifícios, estimulando a participação da criança e aguçando a sua criatividade e imaginação. Como sabemos, as crianças também aprendem pela imitação e o comportamento dos adultos é um grande influenciador nessa fase. Por isso, é importante que os pais, em casa, reproduzam aquilo que ensinam aos pequenos. Uma forma de colocar isso em prática é realizar as refeições sempre junto aos filhos, consumindo os mesmos alimentos que são servidos aos pequenos.

Leia também: A importância da educação alimentar nas escolas

Inserir a criança em algumas funções, como na escolha dos alimentos no supermercado ou na feira, e até mesmo no preparo das refeições, dando a elas algumas tarefas simples, também são dicas que podem estimular a curiosidade em provar aquilo que foi preparado ou escolhido por elas. Os hábitos saudáveis são construídos nos detalhes do dia a dia, por isso, esteja sempre atento aos contextos nos quais o pequeno está inserido.
A It’s Cool entende a importância da alimentação no desenvolvimento infantil e é referência no preparo de alimentação coletiva para escolas. Para conhecer mais sobre os nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.