Você já ouviu falar sobre intolerância à lactose? Essa condição afeta muitas pessoas ao redor do mundo e pode trazer desconfortos e complicações para a saúde. Mas afinal, o que é intolerância à lactose? Como é feito o tratamento e quais os principais cuidados a serem tomados?

Neste post, vamos explorar tudo sobre a intolerância à lactose e como lidar com ela. Fique por aqui e confira!

O que há intolerância à lactose? 

A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo não consegue digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos. Isso ocorre porque o intestino delgado não produz quantidade suficiente da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em açúcares menores para que possam ser absorvidos pelo corpo.

Os resultados disso incluem dores abdominais, inchaço, flatulência, diarreia e náusea após o consumo de leite e laticínios. Esses sintomas podem variar em intensidade e duração, dependendo da quantidade de lactose ingerida e da gravidade da intolerância.

Por isso, é muito importante realizar exame que ateste a intolerância e qual o seu grau, tomando cuidado para ter uma alimentação saudável sem desconfortos. Além disso, uma ótima dica para quem é intolerante à lactose, é contar com a lactase, enzima que auxilia o corpo a digerir a lactose.

Principais cuidados para evitar os sintomas da intolerância à lactose

A lactase é uma ótima dica para momentos pontuais, como festas e jantares em que pode ser difícil evitar o consumo de laticínios. Porém, é importante conhecer e saber lidar com os limites do seu corpo, principalmente pensando em momentos em que a lactase não esteja por perto.

Assim, para evitar os sintomas da intolerância à lactose e manter a saúde e o bem-estar, é importante ter alguns cuidados na alimentação. Algumas dicas são:

1. Evite ou reduza o consumo de leite e laticínios: substitua o leite por leites vegetais, como o leite de soja, amêndoas ou arroz, e opte por queijos com baixo teor de lactose, como o queijo de cabra, brie e camembert.

2. Leia os rótulos dos alimentos: muitos alimentos processados contêm lactose, mesmo que não sejam produtos lácteos. Por isso, ler os rótulos para identificar os ingredientes que contêm lactose é muito importante.

3. Experimente enzimas lactase: como falamos anteriormente, essas enzimas podem ajudar a quebrar a lactose no intestino delgado e reduzir os sintomas da intolerância à lactose. Elas estão disponíveis em forma de comprimidos ou gotas, facilmente encontradas nas farmácias, e devem ser tomadas 1 hora ou 30 minutos antes de consumir alimentos que contenham lactose.

4. Consulte um nutricionista: um nutricionista pode ajudar a planejar uma dieta saudável e equilibrada, sem lactose, que atenda às suas necessidades nutricionais.

Por fim, é fundamental lembrar que a intolerância à lactose não é uma doença grave, mas pode comprometer o bem-estar e a saúde de quem convive com ela. Por isso, é importante buscar orientação médica e nutricional para garantir uma alimentação equilibrada e saudável. Com os cuidados adequados, é possível conviver bem com essa condição e manter uma vida saudável e feliz.

Conte com a It’s Cool para proporcionar uma alimentação saudável na sua escola

Nós, da It’s Cool, temos preocupação em levar uma alimentação saudável e saborosa para as crianças e adolescentes. Por isso, nos preocupamos em saber quais intolerâncias e restrições alimentares nossos pequenos têm, para que possamos montar cardápio personalizado, para que todos os estudantes possam se alimentar sem preocupação ou desconfortos. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos transformar o momento da refeição dos seus pequenos. 

Gostou desse artigo? Que tal acessar o nosso blog para muitos outros conteúdos interessantes e informativos como esse sobre alimentação saudável?