Além da educação, a escola é um local de socialização, brincadeiras e descobertas. Por isso, além do conteúdo em sala de aula, é importante que as instituições de ensino se voltem a outros aspectos, englobando conhecimentos para auxiliar na formação dos alunos também enquanto indivíduos. Nesse sentido, estimular um hábito de vida saudável a partir da alimentação é um valor necessário na atualidade, fazendo com que as crianças cuidem da saúde desde cedo. A seguir, confira as dicas de como deixar o lanche escolar mais leve, saudável e saboroso!

Como planejar a alimentação na sua escola?

Se você é diretor de escola ou educador e precisa definir o cardápio de lanches e refeições servidos na instituição, lembre-se de uma dica básica: alimentos gordurosos são inimigos da disposição. Dessa forma, evite lanches pesados, frituras ou outros preparos muito calóricos, pois além de não serem saudáveis, eles podem prejudicar o desempenho dos alunos. O cardápio escolar deve ser balanceado e desenvolvido de acordo com o perfil dos estudantes. Ele também deve ser modificado conforme o turno, pois as necessidades energéticas podem variar.

O ideal é contar com profissionais especializados e experientes em alimentação escolar na hora de preparar os lanches e as refeições. Por isso, uma empresa terceirizada pode ser a melhor escolha para a sua escola. Com o nutricionista atento aos principais itens que devem ser entregues no cardápio, será mais fácil controlar a qualidade desse serviço. Mas vale lembrar que, de maneira geral, o lanche escolar precisa ser saudável, ou seja, oferecer ao aluno todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

O que compõe um lanche escolar saudável?

Alimentos variados e com procedência verificada devem ser utilizados na hora de preparar a refeição na escola. O lanche precisa ser composto por diferentes grupos alimentares, como proteínas, verduras, legumes, frutas, carboidratos, além de quantidades adequadas de gorduras e açúcares. Em uma dieta equilibrada e saudável, todos esses alimentos precisam ser oferecidos, procurando intercalar a variedade no dia a dia.

O mix de ingredientes deve ser respeitado, pois a partir dele é possível fornecer uma série de nutrientes, como vitaminas e minerais, que são importantes tanto para o desenvolvimento da criança, quanto para o fortalecimento de seu sistema imunológico e da sua saúde. Além disso, proporciona mais energia, disposição e auxilia na memória e na concentração durante os estudos. Lembre-se que equilíbrio e parcimônia são fundamentais na hora de pensar a alimentação, principalmente quando falamos em crianças e adolescentes. Dessa forma, deve-se evitar qualquer tipo de excesso ou mesmo decisões muito radicais.

Leia também: Mindful eating: qual a importância de se alimentar com consciência?

A It’s Cool compreende o verdadeiro papel da alimentação no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, há mais de dez anos atua neste cenário, oferecendo cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação escolar. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.