Você já parou para pensar que parte da boa alimentação diz respeito ao processo de saborear o que se come? Embora pareça simples, nem sempre é fácil colocar essa ideia em prática. A vida moderna, as tecnologias e os compromissos do dia a dia podem interferir e, mesmo as crianças, estão sujeitas aos estímulos que prejudicam o momento da refeição. Por isso, hoje vamos falar sobre o Mindful Eating, um conceito da atenção plena que tem como objetivo estimular a consciência na hora da alimentação. Quer saber mais sobre essa prática e como aplicá-la no ambiente escolar? Então continue a leitura!

O que é mindful eating?

O mindful eating é um conceito que vem sendo cada vez mais aplicado na nutrição e tem como objetivo melhorar o processo de alimentação. Essa proposta tem base no mindfulness, técnica de meditação budista focada na atenção plena, também estudada e aplicada no campo da psicologia. Dessa forma, o mindful eating é centrado em exercícios de concentração, com o intuito de eliminar as distrações do ambiente, bem como os pensamentos e sentimentos presentes no momento da refeição.

A partir das técnicas, o indivíduo poderá vivenciar de forma plena e completa o seu processo de alimentação, sentindo todos os sabores, texturas e aromas presentes nos alimentos. Assim, é possível iniciar um processo de transformação nas relações com a comida. De acordo com a técnica do mindful eating, o processo de alimentação pode ser melhorado a partir da concentração e do foco. Ou seja, ao se alimentar de maneira consciente, é possível não apenas sentir todo o sabor do alimento, como também estimular a sensação de saciedade. Com atenção plena no momento presente, saboreando cada parte da comida, é possível sair do automático e conquistar hábitos mais saudáveis e prazerosos nas atividades simples do dia a dia. 

Como aplicar o mindful eating na escola?

Sabemos que nem sempre é possível se livrar de pensamentos, preocupações ou mesmo das distrações físicas que cercam a rotina. Na hora de realizar uma refeição, quem nunca aproveitou o tempo livre para responder e-mails, fazer uma ligação ou assistir ao noticiário na TV? E não é somente para os adultos que os estímulos podem prejudicar a alimentação. Para as crianças, esse também é um processo complicado, mesmo na escola. Perto dos amigos, com muitas ideias, a vontade de brincar e conversar com os colegas disputa a atenção junto ao lanche. 

Embora a técnica do mindful eating seja mais complexa, exigindo disciplina e dedicação, é possível colocar alguns exercícios em prática junto aos alunos, a fim de estimular a consciência plena durante o momento da alimentação. Com esses exercícios, é possível estimular novos hábitos desde a infância, demonstrando a importância de comer com qualidade e atenção. 

Confira algumas dicas:

  • Prepare a mesa para o lanche, organizando os utensílios e os alimentos de forma a deixá-los expostos e visualmente disponíveis para a criança
  • Certifique-se de que cada criança esteja sentada confortavelmente
  • Explique sobre a importância de deixar o celular de lado por alguns minutos, até que finalize a refeição
  • Aproveite para desligar a televisão e, no caso de música, prefira aquelas mais tranquilas, sem exagerar no volume
  • Antes de iniciar a refeição, peça aos alunos que respirem fundo e se conectem com o momento
  • Ensine-os a prestar atenção nos detalhes que, normalmente, passam despercebidos no dia a dia: peça que cheirem o alimento, coloquem pedaços pequenos na boca, mastiguem com calma, saboreando e sentindo a textura de cada ingrediente
  • Peça que eles pensem nas sensações que o alimento traz, nas memórias que cada sabor desperta em sua mente
  • Ao finalizar a refeição, façam juntos um momento de contemplação e agradecimento pelo alimento

Leia também: Entenda como a alimentação influencia no desenvolvimento escolar
A It’s Cool compreende o verdadeiro papel da alimentação no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, há mais de dez anos atua neste cenário, oferecendo cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação escolar. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br