Sabemos que a infância é um período marcado por muitas descobertas. Seja na vida social, no processo de aprendizagem ou mesmo no que se refere à alimentação, é durante essa fase que o indivíduo é apresentado a um universo de possibilidades. E a escola tem um papel fundamental quando se fala em alimentação infantil, afinal, é nela que muitas refeições são realizadas e o estímulo deve ser constante. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Como a escola influencia na alimentação das crianças?
A alimentação é primordial para o desenvolvimento infantil, seja em questões físicas ou cognitivas. Nessa etapa da vida, é importante que a criança tenha acesso a uma quantidade adequada e variada de alimentos, a fim de garantir os nutrientes necessários tanto para o seu crescimento, quanto para o processo de aprendizagem.
Há alimentos que contribuem na disposição e energia, há outros que colaboram para a memória, o foco e a concentração. Por isso, a importância de oferecer diariamente um cardápio adequado, pensado nas necessidades nutritivas da criança. Além das refeições em casa, os pequenos têm na escola um ponto de referência, afinal, passam grande parte de seus dias nesse ambiente.
Em meio ao horário letivo, o lanche e as refeições principais, como o café da manhã ou o almoço, podem ser servidos na instituição de ensino. Além de priorizar alimentos saudáveis, balanceados e diversificados, a escola deve deixar de lado os industrializados, as frituras em excesso e os alimentos ricos em açúcares. Esses ingredientes são prejudiciais à saúde e, principalmente na infância, podem colaborar para o aumento de peso, a obesidade ou mesmo a sensação de cansaço e sonolência durante as atividades escolares.
Qual o papel da escola na alimentação infantil?
Como dito acima, é na escola que as crianças realizam algumas de suas refeições diárias. Por isso, os educadores precisam estar atentos aos alimentos servidos, mas os pais também têm um papel fundamental nesse cenário. Questionar, se interessar e estar sempre por dentro do que é oferecido aos alunos é uma forma de cuidar da alimentação dos filhos dentro e fora de casa.
Para os gestores do segmento escolar, além de diretores e educadores, uma alternativa cada vez mais procurada é a terceirização da alimentação. Isso porque, ao contratar uma empresa especializada no preparo das refeições escolares, consegue-se atender de uma forma completa aos alunos.
Na It’s Cool, contamos com uma equipe qualificada para elaborar cardápios para o público escolar, abrangendo as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Além das refeições tradicionais, os nutricionistas desenvolvem cardápios especiais para alunos com intolerâncias, restrições e alergias alimentares. Assim, todos têm acesso a pratos diversificados, compostos pelos nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento e aprendizagem.
Leia também: Como incentivar a ingestão de água entre as crianças? Veja dicas!
A It’s Cool é referência em alimentação escolar de qualidade. Há mais de dez anos, oferece cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação de estudantes de todo o país. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.