Antes de tudo, podemos notar na escola uma queda de produtividade no final de cada semestre. É absolutamente normal que o término dos ciclos escolares seja marcado por alguma tensão. Nesse sentido, a qualidade do estudo acaba sofrendo uma baixa, seja pela pressão dos exames ou mesmo cansaço físico.

Constantemente, o estudante se vê cercado pelas tecnologias, que também podem dificultar a concentração. Não é fácil manter o foco quando estamos cansados e o videogame está por perto, não é mesmo?

Assim, para auxiliar na tarefa difícil de manter o foco de uma criança e investir em qualidade de estudo, preparamos algumas dicas.

Faça resumos escritos à mão

Para uma rotina de qualidade no estudo, não basta apenas ler os textos do material didático. Ao contrário, é fundamental fazer uma análise ativa daquilo que se lê. Para tanto, pode-se criar resumos, fichamentos, mapas mentais, esquemas de palavras etc.

Qualquer ferramenta que permita fazer uma síntese do que foi lido, sem perder a essência do conteúdo é válida! Ainda, pode investir em usar letras diferentes, canetas coloridas e marca-texto. Porém, vale lembrar que um resumo bem-feito tem origem em estudos completos. Não vale fazer uma ilustração bonita e um lettering perfeito se o resumo tem informações equivocadas. Atenção!

Foque na qualidade do ambiente de estudo!

Procure criar um ambiente próprio para o estudo na sua casa, que seja silencioso e bem iluminado. Uma mesa ou escrivaninha própria para estudo e uma cadeira confortável ajudam muito na concentração.

Procure desligar os eletrônicos, principalmente os que não são essenciais para realizar sua pesquisa. Prepare todo o material necessário antes de começar e mantenha tudo à mão. Assim, você evita distrações.

Organização é tudo

Assim como o ambiente, organizar sua agenda é importante para ter mais qualidade no estudo. Faça uma lista com todas as tarefas que precisa cumprir, como trabalhos para entregar e provas que precisam de revisão. Dessa maneira, você consegue visualizar tudo aquilo que precisa iniciar, finalizar e entregar. Assim, fica mais fácil criar um esquema de qualidade para estudo, separando o tempo necessário para realizar cada atividade ao longo da semana.

Além disso, existem várias formas de realizar esse catálogo de tarefas. Seja através de Post-its, seja num planner físico ou mesmo em aplicativos especializados em cronogramas de estudo.

Tenha uma rotina

Juntamente com a organização do ambiente e do material, criar uma rotina é a chave para ter qualidade no estudo. Desse modo, fazer um esquema de estudos, com um tempo para focar nas tarefas e nas pausas pode aumentar o rendimento.

Em síntese, estudar um dia antes do exame final não vai melhorar suas notas e nem vai estimular seu aprendizado. Assim, entender a aprendizagem como um hábito, pode ser muito benéfico.

Invista na saúde

Definitivamente, este é um dos melhores conselhos que um estudante pode seguir para aumentar a qualidade de estudo. Ninguém aprende nada de barriga vazia. Manter uma alimentação saudável está diretamente conectado com a qualidade de estudos. Juntamente com uma rotina de exercícios e uma boa hidratação, você mantém seu corpo saudável.

Ainda, uma dieta balanceada permite que o corpo tenha energia suficiente para manter a produtividade, foco e concentração. Também é importante pensar na boa nutrição e hidratação, porque bons hábitos ajudam muito a fortalecer o sistema imunológico. E ficar doente em semana de provas, logo antes das férias, não é nada interessante!

A It’s Cool é especialista em alimentação escolar e oferece serviços de refeição terceirizados há mais de 10 anos. Nossa missão é trazer uma alimentação balanceada para que o seu foco seja a qualidade de estudo dos seus alunos! Para saber mais sobre nossos diferenciais, acesse nosso site e entre em contato.