De acordo com especialistas, o consumo de açúcar não deve ser proibido na infância, após os primeiros 24 meses de vida. Contudo, é muito importante cuidar com os exageros, para proporcionar um bom desenvolvimento e evitar doenças.
Muitas crianças, por influência de propagandas ou mesmo dos próprios adultos, acabam sendo atraídas para o consumo de doces. Afinal, o açúcar fornece energia e libera a serotonina, hormônio da felicidade. Isso deixa a ingestão muito mais saborosa.
Porém, não é segredo que o excesso da ingestão desses alimentos pode trazer vários problemas. Por exemplo, aumento das chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes e obesidade infantil. Nesse sentido, é importante fazer um bom trabalho de educação nutricional com as crianças para regular esse consumo de doces.
Para auxiliar nesse processo, veja as nossas dicas a seguir!
Tenha uma boa rotina de alimentação
Criar bons hábitos alimentares desde cedo é fundamental para estimular uma boa relação com a comida. Dessa maneira, procure ter horários certos para alimentações, de preferência com a família em conjunto.
Faz parte do desenvolvimento da criança aprender com o lúdico. Portanto, torne as refeições agradáveis, tranquilas e criativas. Foque em apresentar alimentos, sem forçar. Ainda, não proíba o consumo de açúcar. Isso só estimula a vontade de provar.
Controle o seu consumo de açúcar
Segundo pediatras e nutricionistas, as crianças aprendem por observação. Ou seja, se a sua comida é diferente da que serve para eles, terão insegurança em aceitar alimentos diversificados.
Nesse sentido, é ideal que toda a família tenha uma alimentação parecida, pois este hábito ajuda no desenvolvimento do paladar da criança.
Doces fazem parte da vida, não da rotina
Não é interessante proibir alimentos ou vilanizar algum produto. O consumo de açúcar está presente na nossa sociedade, em filmes, festas, na escola, na família. Dessa forma, é importante ter um bom diálogo com as crianças e trabalhar constantemente a importância de aprender a comer.
Ao ter uma boa rotina alimentar, oferecendo opções saudáveis todos os dias e garantindo a nutrição necessária para o crescimento, você pode observar que a preferência nem sempre será o açúcar. Com exposição a um cardápio variado e livre acesso aos alimentos mais nutritivos, a criança vai aprendendo a regular a própria fome. Assim, quando se serve doces, por hábito, a criança aprende a comer pouco. E isso é o ideal!
Você é o cérebro maduro: oriente!
Antes de punir, proibir e penalizar a criança pelo consumo de açúcar, lembre-se que você tem o cérebro maduro da relação. Ou seja, é importante fazer a criança entender como funciona a alimentação e o que faz bem e mal para a saúde.
Afinal, isso permite que ela tenha uma melhor percepção sobre os próprios hábitos de consumo de alimentos e crie uma relação melhor com a comida. Não esqueça que crianças não nascem sabendo e tudo é um processo de conhecimento e estímulo!
A It’s Cool é referência em alimentação escolar de qualidade. Há mais de dez anos, oferece cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação de estudantes de todo o país. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse o nosso site.