O mês de setembro chegou e com ele a oportunidade de falarmos, com força, sobre a importância da atenção e cuidado com a saúde mental infantil. Nossos pequenos, mesmo com a pouca idade, também podem sofrer e enfrentar desafios emocionais e, por isso, nós precisamos estar preparados para dar todo o suporte necessário.
Nesse Setembro Amarelo, queremos aproveitar o espaço para dar algumas dicas de cuidados com a saúde mental infantil, buscando qualidade de vida desde cedo para nossas crianças.
Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo, assim como o Janeiro Branco, Outubro Rosa e o Novembro Azul, é uma iniciativa que busca dar visibilidade a uma causa específica. No caso, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio.
A campanha teve origem em setembro de 1994, nos Estados Unidos, com o suicídio de Mike Emme, de 17 anos. E a cor amarela foi escolhida pois o jovem tinha um mustang da mesma cor e, como forma de o homenagear, seus pais e amigos entregaram fitas e cartões amarelos com frases de apoio e motivação no dia do seu funeral.
No Brasil, o Setembro Amarelo chegou em 2013 e teve seu início em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e atua mobilizando a sociedade e compartilhando informações sobre o tema.
A importância do cuidado com a saúde mental infantil
O cuidado com a saúde mental na infância, é essencial para o desenvolvimento da criança, pois afeta diretamente no seu bem-estar e qualidade de vida. E a infância, é um momento em que preocupações e tristezas não deveriam ter espaço!
Essas situações geram reflexo direto no comportamento, emoções e hormônios da criança, podendo resultar em transtornos como ansiedade, depressão, transtorno alimentar, TOC, entre outros.
Mas como podemos cuidar da saúde mental infantil?
A infância é um momento delicado na nossa vida, pois é nessa fase que estamos desenvolvendo nossa personalidade e hábitos, que serão levados para a vida adulta. Por isso, tomar cuidado para criar um ambiente saudável para o desenvolvimento infantil é essencial.
Abaixo, damos algumas dicas que podem de ajudar no cuidado com a saúde mental infantil:
1. Escute e respeite as emoções
Demonstrar disponibilidade para ouvir e compreender as emoções das crianças é fundamental. Pois, elas precisam se sentir acolhidas e compreendidas, mesmo que suas angústias possam parecer “bobas” aos olhos dos adultos.
2. Estimule o diálogo
Converse com as crianças sobre seus sentimentos e estimule-as a expressar suas emoções, mostrando que é seguro compartilhar o que sentem, sem julgamentos.
3. Estabeleça rotinas saudáveis
A rotina é um componente importante para a saúde mental das crianças, pois elas precisam de horários regulares para dormir, comer e brincar. Além disso, atividades físicas e momentos de lazer são essenciais para seu desenvolvimento emocional.
4. Promova um ambiente seguro
Estimule o respeito mútuo entre os membros da família, combata o bullying e contribua para a formação de relações saudáveis e respeitosas.
5. Esteja atento a sinais de alerta
Mudanças bruscas de comportamento, como isolamento, dificuldade de concentração e irritabilidade são alguns dos sinais de que algo não está bem com os nossos pequenos.
Por isso, esteja atento a essas mudanças e busque ter uma conversa aberta, respeitando o espaço do pequeno, mas o incentivando a se abrir e mostrando que você está ali, dando apoio.
A saúde mental infantil é um tema que deve ser tratado com seriedade e responsabilidade!