Quando se fala em alimentação, muitos são os detalhes que ajudam a constituir uma dieta saudável. São diversas classes de alimentos, cada uma com suas peculiaridades, características próprias e benefícios à saúde. E por falar nisso, você já parou para pensar nas diferenças entre grãos e cereais? Ou será que eles são a mesma coisa? Antes de mais nada, é preciso saber que eles pertencem a duas classes distintas de alimentos e que, por isso, apresentam propriedades nutricionais próprias. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira as nossas dicas!

Grãos e cereais são a mesma coisa?

Não! Eles são alimentos diferentes e possuem suas próprias características. Para começar a entender um pouco mais sobre eles, é preciso saber que o cereal é uma planta, compreendendo toda a sua estrutura. Já o grão diz respeito à semente desta planta, ou seja, ele é uma parte produzida pelo cereal. A partir disso, podemos começar a definir cada um deles e compreender um pouco mais sobre suas particularidades e benefícios na alimentação.

O que são os cereais?

Pertencentes a uma família de plantas chamada gramínea, os cereais possuem mais de 6 mil espécies, ou seja, seus representantes vão muito além do que aqueles que conhecemos mais popularmente, como é o caso da cevada, do trigo e da aveia. Uma característica em comum entre os cereais é que todos podem ser moídos, transformados em farinha, farelo ou flocos e, por consequência, auxiliam na produção de outros alimentos e bebidas. Dos cereais saem os pães, as massas e até mesmo a cerveja e o whisky.

Um dos principais benefícios dos cereais à alimentação está relacionado à alta concentração de carboidrato que apresentam. Quando consumidos moderadamente, como já vimos por aqui, eles são responsáveis por fornecer energia e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. No caso dos cereais, essa energia é armazenada na forma de amido.

E o que são os grãos?

Como vimos acima, os grãos são as sementes dos cereais. Ou seja, podemos considerá-los como o resultado obtido após a colheita das plantas. Em geral, são utilizados como alimento ou enviados à indústria para servirem de matéria-prima para outros produtos. Os grãos, em geral, são colhidos das sementes de suas plantas e, entre eles, está o feijão.

Outros exemplos são o grão de bico, a lentilha, a quinoa, o amaranto e a ervilha. É importante saber que, embora possuam carboidratos em sua composição, os grãos são reconhecidos como fontes de proteína vegetal, sendo importantes aliados na dieta saudável. Além disso, para aquelas pessoas que realizam dietas vegetarianas, devem ser incluídos na rotina como substituição às proteínas de origem animal.

Leia também: Lanche escolar: como servir refeições leves e saudáveis?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre grãos e cereais, fica mais fácil pensar em opções para uma dieta balanceada e saudável, não é? Para conferir outros conteúdos interessantes como esse e descobrir como pensar a alimentação escolar de maneira prática e eficiente, continue acompanhando o blog da It’s Cool. Somos especialistas em refeições escolares há mais de 10 anos!