Com a chegada dos meses mais quentes, é preciso pensar em soluções para a alimentação escolar. Se a sua instituição de ensino conta com um refeitório que disponibiliza refeições coletivas, é hora de colocar em prática algumas mudanças e proporcionar mais leveza e qualidade de vida aos estudantes. A nova estação pede alimentos leves e frescos, estimulando a sensação de bem-estar. A seguir, saiba como adaptar as refeições coletivas na sua escola com um cardápio de verão surpreendente!

Alimentação escolar leve e saborosa

Em primeiro lugar, é preciso entender que, seja qual for a estação do ano, o cardápio oferecido pela instituição de ensino deve abranger alguns aspectos básicos. As refeições precisam ser nutritivas, com variedade adequada de alimentos e ingredientes de qualidade. É preciso pensar no perfil dos alunos, idades atendidas e quais as atividades que eles praticam durante o dia. Assim, é possível elaborar um cardápio completo com todas as opções de nutrientes e quantidade energética adequada.

Durante os meses do verão, os dias mais quentes pedem refeições leves. Por isso, durante esse período do ano, a principal dica é substituir alimentos pesados por opções mais saudáveis e frescas. Oferecer uma quantidade adequada de saladas, verduras e legumes é importante, pois além de serem ótimos alimentos para os dias quentes, torna-se possível estimular o consumo de alimentos saudáveis entre as crianças e os adolescentes.

Substituir preparos muito calóricos, com carboidratos ou gorduras em excesso, por pratos mais leves é a principal solução para o cardápio de verão. E o mesmo vale para a sobremesa, quando frutas frescas da estação têm ótima saída, atraindo paladares e proporcionando mais frescor e qualidade de vida. Além disso, elas são uma excelente fonte de fibras e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico dos jovens e contribuindo para a saúde como um todo. Uma dica para atrair os estudantes é preparar saladas de frutas saborosas e refrescantes, uma delícia para os dias quentes!

Lembre-se: hidratação é fundamental

Durante o período mais quente do ano, é fundamental que a escola esteja atenta à hidratação dos alunos. Considerando que as altas temperaturas exigem mais dos jovens durante a prática de atividades, desde as intelectuais até as físicas, disponibilizar água e incentivar o consumo é uma parte importante da educação alimentar. Além disso, durante as refeições, é possível oferecer sucos naturais, preparados com as frutas da estação. Essa também é uma maneira de manter a hidratação em dia e, ainda, oferecer ao organismo os nutrientes necessários. No entanto, é importante lembrar que os sucos, mesmo que sejam preparados com a própria fruta, não substituem a ingestão de água. Por isso, oriente sempre seus alunos.

Leia também: Como incentivar a ingestão de água entre as crianças? Veja dicas!

A It’s Cool é referência em alimentação escolar de qualidade. Há mais de dez anos, oferece cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação de estudantes de todo o país. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.