Estamos próximos da volta às aulas e com ela o preparo e ansiedade também aparecem. Mas além de arrumar o material e uniforme para esse momento tão esperado, é muito importante cuidar da alimentação dos nossos pequenos, afinal, ela reflete diretamente no seu desempenho escolar.
Os alimentos que consumimos estão diretamente ligados a como nos sentimos e na energia e disposição do nosso corpo e mente. Dessa forma, quando garantimos uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para as crianças, a concentração e capacidade de aprendizado, consequentemente, aumentam.
🟣 Aprenda a montar um prato completo e saudável
Nesse sentido, o consumo de alimentos saudáveis e naturais é essencial para garantir a energia necessária para enfrentar a rotina escolar. Por exemplo, alimentos como peixes, leguminosas, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como ômega 3, zinco, ferro e vitaminas do complexo B e E, que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e para a manutenção da saúde do cérebro.
Já as fibras, presentes em grãos integrais, ajudam a manter a sensação de saciedade e contribuem para o bom funcionamento do intestino, evitando desconfortos durante o período escolar.
Malefícios dos alimentos ultraprocessados
Sempre falamos sobre a importância da alimentação saudável para os nossos pequenos e isso ocorre porque uma alimentação desbalanceada, rica em gorduras saturadas e açúcares é extremamente prejudicial, não somente para o desempenho escolar, como para saúde e bem-estar geral.
🟣 Alimentos Ultraprocessados: quais são os perigos?
Uma vez que, o consumo excessivo desses alimentos aumenta as taxas do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade ainda na infância. Porém, isso não quer dizer que esses alimentos devem ser vistos como grandes vilões, afinal, todo mundo merece um chocolatinho no final de semana ou um salgadinho quando for assistir um filme.
As palavras-chaves aqui são equilíbrio e moderação!
Comendo em poucas quantidades uma vez ou outra, não faz mal nenhum a saúde. Lembre-se, tudo que é em excesso nos faz mal, sendo ainda pior para os nossos pequenos.
Cuidado com a volta às aulas
Agora, vamos falar um pouco mais sobre a volta às aulas. Depois de um longo período de férias, é comum que os pequeninos sintam dificuldade para se readaptar à essa rotina. Nesse sentido, uma alimentação equilibrada pode ser uma grande aliada!
O café da manhã, por exemplo, é uma refeição essencial. Sendo a primeira refeição do dia, ele ajuda a acordar o metabolismo e fornece energia para o cérebro funcionar no período da manhã. Assim, um café nutritivo deve incluir frutas, cereais integrais, laticínios e proteínas mais leves como ovo, por exemplo.
Já para o lanche na escola, opte por sanduíches, frutas, sucos naturais, iogurtes ou uma pequena porção de castanhas. Busque evitar alimentos industrializados, ricos em açúcares, gorduras e aditivos químicos, como bolachas, refrigerantes, salgadinhos e sucos de caixinha.
Finalmente, não podemos esquecer da importância da hidratação. Manter a garrafinha de água sempre à mão é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo e manter a concentração durante as aulas!
Então, fica a dica: para garantir o desempenho escolar dos pequenos, invista em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes!
Não deixe de consultar-se periodicamente com nutricionista, pois cada criança é única e pode ter necessidades nutricionais diferentes.
Além disso, lembre-se que bons hábitos alimentares são construídos desde a infância e podem ser mantidos por toda a vida!
Se você busca outros conteúdos sobre alimentação, saúde e bem-estar, acesse o nosso blog!
Agradecemos por nos acompanhar até o final dessa leitura e te esperamos no nosso próximo post 😉
It’s Cool, levando sabor e qualidade de vida para milhares de crianças!
Há mais de 15 anos a It’s Cool Foods atua proporcionando uma alimentação saudável para milhares de crianças e adolescentes, de todas as idades, diariamente!
A alimentação escolar é uma de nossas principais preocupações e, por isso, investimos em uma infraestrutura própria para que, além de desenvolver cardápios e refeições saborosas, possamos entregar um ambiente confortável e divertido para que os estudantes possam desfrutar de um bom momento de descanso.