Crianças estão em pleno desenvolvimento físico e cognitivo, e por isso precisam ter uma alimentação saudável. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa simples. Muitas crianças se recusam a comer estes alimentos, principalmente os que possuem sabor mais amargo. Para tornar o momento da refeição mais interessante, é possível trabalhar a alimentação saudável de forma lúdica.
Continue lendo para saber como você pode adotar estas medidas. Suas crianças nunca mais vão recusar um prato de comida saudável!
Conheça os cinco pilares da criatividade e inclua estes ingredientes da alimentação
Já que estamos falando de culinária, vamos aos nossos ingredientes. Assim, vamos adotar a alimentação saudável incluindo os 5 pilares da criatividade neste processo:
1) Associação
Já reparou como as crianças conectam informações? Isto acontece porque a associação é um dos pilares da criatividade, e uma das formas como elas aprendem sobre o mundo.
Podemos incluir alimentos e ingredientes que façam referências ao universo das crianças, à sua cultura, à sua região. Assim, elas farão associações livres e criarão um sentido para estarem consumindo aqueles alimentos
2) Questionar
Crianças fazem perguntas. Muitas perguntas! Não repreenda aqueles que fazem questionamentos, muito menos utilize o famoso “porque sim”.
É natural que as crianças façam questionamentos sobre os alimentos. Dessa forma, forneça as respostas corretas, e saiba que as crianças adoram aprender coisas novas.
3) Observar
Proporcione elementos visuais e ambientes com informações ricas. As crianças estão de olho em tudo que está ao redor, e vão reparar nos detalhes.
Outro ponto importante é lembrar que as crianças estão sempre observando os adultos para aprender com eles. Dê um bom exemplo, consumindo alimentos saudáveis e evitando alimentos nocivos à saúde.
4) Conexões interpessoais
Somos seres sociáveis! Assim sendo, nossas crianças no geral se interessam em estabelecer conexões com outras pessoas e com seus colegas de classe.
Permita que as crianças troquem experiências e conversem sobre suas percepções sobre a comida. Eles vão se estimular mutuamente e pode ser que descubram novos sabores ao saber que outra criança também já provou.
5) Experimentar
Crianças adoram experimentar coisas novas! Mas aqui tem um segredo: elas podem experimentar um mesmo alimento de formas diferentes. Digamos que a criança já provou uma folha de alface e disse que não gostou. Você pode propor formas diferentes de comer este mesmo alimento.
Por exemplo, em pedaços pequenos, ou em tiras. Você pode ainda enrolar a folha de alface em uma fatia de cenoura ou fazer um mini sanduíche de tomate cereja com folhas de alface dentro.
Experimentar é uma das coisas preferidas das crianças. Aproveite esta característica para fazê-las experimentarem diversos alimentos saudáveis.
Inclua alimentação saudável de maneira lúdica: as crianças vão adorar!
Existem algumas formas de incluir elementos lúdicos na alimentação. Vamos dar alguns exemplos:
- Escolha um tema. Pode ser uma data festiva nacional ou internacional, ou elementos da cultura pop como quadrinhos, filmes, personagens, dinossauros, astronautas. As opções são infinitas!
- Brinque com as cores, e faça combinações interessantes.
- Inclua as crianças no preparo dos alimentos. Descascar, cortar, preparar um suco, amassar batatas e cenouras cozidas para fazer um purê.
- Fazer jogos com os nomes dos alimentos e o teor nutritivo de cada um, como vitaminas, sais minerais, etc.
A It’s Cool proporciona ambientes ricos e interessantes para a alimentação das crianças, utilizando todos os pilares da criatividade e priorizando a qualidade da alimentação.
Se você é gestor de uma escola e gostaria de oferecer uma alimentação lúdica de qualidade para suas crianças, acesse o site da It’s Cool e entre em contato para conhecer nossas soluções.