Se você já ouviu falar do Outubro Rosa, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, então provavelmente também já ouviu falar do Novembro Azul. Esta é uma campanha similar, mas com foco na saúde masculina, particularmente na prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

E, da mesma forma que realizamos alerta sobre a importância do cuidado com o câncer de mama em outubro, nesse mês não poderia ser diferente!

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a origem da Campanha Novembro Azul e o motivo dela ter se tornado algo global, sendo celebrada todos os anos.

Origem do Novembro Azul

A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Desde então, a campanha tem crescido e se espalhado por todo o mundo, incluindo o Brasil, onde foi organizada pela primeira vez pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011.

Mas e qual é a importância do Novembro Azul?

A resposta é simples: os homens, em geral, têm mais resistência em procurar ajuda médica e a realizar seus exames preventivos. Isso se dá pelo fator social, em que muitos ainda acham que adoecer e ir ao médico é um sinal de “fraqueza”. Por isso, mais do que nunca, precisamos acabar com esse preconceito e visão errônea. Uma vez que, o diagnóstico tardio, independente da doença, pode comprometer seu tratamento e recuperação.

Principalmente tratando-se do câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata nesse ano. Por isso, é tão importante a conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce. E é aí que entra a campanha Novembro Azul.

Durante todo o mês de novembro, são realizadas diversas ações para promover a saúde masculina. São palestras, eventos, distribuição de materiais informativos, iluminação de pontos turísticos e prédios públicos com a cor azul, entre outras atividades com o objetivo de alertar a sociedade sobre o cuidado com essa doença.

Além disso, a campanha também busca quebrar o tabu que muitos homens têm em relação ao exame de toque retal, um dos principais métodos de detecção do câncer de próstata. Muitos homens ainda resistem a fazer o exame por causa do preconceito e do medo, mas é importante lembrar que o exame é rápido, indolor e pode salvar vidas.

O Novembro Azul também aborda outros aspectos da saúde masculina. Como a prevenção de outras doenças, a importância da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos e o cuidado com a saúde mental.

Realize já seus exames preventivos!

Então, se você é homem, com 45 anos ou mais ou histórico familiar de câncer de próstata, aproveite o Novembro Azul para cuidar da sua saúde. Faça seus exames preventivos, busque um estilo de vida mais saudável e não deixe que o preconceito ou o medo te impeça de cuidar de você mesmo.

E incentive outras a fazerem o mesmo!

O Novembro Azul é mais do que uma campanha, é um movimento pela vida.

Cuidar da saúde é sim coisa de homem!