Sabemos que consumir alimentos adequados é fundamental para a saúde e a qualidade de vida. Durante a infância, as crianças precisam ingerir os nutrientes necessários para o desenvolvimento e, ainda, garantir energia para as atividades diárias. Mas é comum que os pais tenham dúvidas em relação a esse assunto e se questionem sobre quando procurar um nutricionista infantil. Se você tem essa dúvida, continue a leitura e saiba mais!
O ideal é não esperar o problema chegar para procurar a ajuda de um profissional. Como as crianças passam por diversas etapas na alimentação, que inicia com a introdução alimentar e a descoberta de novos sabores, essa fase pode ser determinante para a consolidação dos hábitos alimentares, que são fundamentais para um desenvolvimento saudável.
O nutricionista é o profissional qualificado para orientar os pais e indicar porções de alimentos adequadas para cada perfil de criança. Ele considera aspectos como as preferências, a rotina familiar, bem como as atividades realizadas e os hábitos alimentares da família como um todo. Assim, é possível criar uma dieta sustentável, ou seja, capaz de ser mantida no dia a dia, incluindo alimentos que já fazem parte da cultura e da realidade de cada criança.
Também é preciso estar atento às questões da atualidade, como a obesidade infantil. Essa é uma realidade que preocupa pais, educadores e profissionais da saúde. Além das refeições baseadas em industrializados, as crianças estão cada vez menos ativas. Se antigamente a infância era marcada pelas atividades ao ar livre e brincadeiras com alto gasto de energia, hoje a realidade é em frente às telas, com smartphone, computador e vídeo games.
Por que procurar um nutricionista infantil?
Hábitos alimentares: Os hábitos alimentares da infância têm maior facilidade de permanecerem na adolescência e na vida adulta. Assim, uma criança que se alimenta bem e consome uma variedade de ingredientes interessante tem maior probabilidade de se tornar um adulto com bons hábitos alimentares.
Energia e disposição: A infância é uma fase que requer energia para as atividades do dia a dia. Além de estudar, as crianças praticam atividades físicas e brincadeiras que requerem disposição durante todo o dia. Por isso, consumir alimentos ricos em nutrientes é essencial para dar conta da rotina repleta de desafios e descobertas.
Desenvolvimento saudável: O desenvolvimento saudável está relacionado à alimentação. Por isso, é necessário estar atento às refeições, com pratos que oferecem os recursos necessários para um desenvolvimento adequado – tanto em questões físicas, quanto cognitivas. Além disso, a qualidade de vida e o bem-estar das crianças são favorecidos com o consumo dos ingredientes certos.
Peso ideal: A obesidade infantil é um dos grandes desafios da atualidade. De acordo com a Fiocruz, aproximadamente 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem com a obesidade e, além disso, 8 em cada 10 adolescentes seguem obesos durante a fase adulta. Então, é uma questão de saúde estar atento aos alimentos destinados às crianças, a fim de manter o peso ideal a partir de uma alimentação saudável e nutritiva.
Imunidade: Consumir alimentos saudáveis contribui para a melhora da imunidade e, além disso, evita doenças como a diabetes, o colesterol alto e outras enfermidades que podem impactar na qualidade de vida e perdurar até a fase adulta. Evitar a carência de nutrientes e priorizar refeições balanceadas é o ponto de partida para uma vida saudável.
Leia também: A alimentação escolar aumenta o desempenho dos alunos? Saiba mais!
A It’s Cool compreende o verdadeiro papel da alimentação no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, há mais de dez anos atua neste cenário, oferecendo cardápios nutritivos, equilibrados e diversificados para a alimentação escolar. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.itscool.srv.br.