Tudo se aprende e é na escola que esse ditado popular mostra a que veio, sobretudo do ponto de vista alimentar. Por isso, oferecer um cardápio escolar com alimentos ricos em vitaminas pode fazer a diferença na vida do aluno.
Neste conteúdo, você encontrará 8 alimentos para compor e temperar o menu escolar. Também separamos sugestões de apresentação para chamar a atenção dos pequenos.
Alimentos ricos em vitaminas
Reunimos os principais alimentos para você introduzir no planejamento do cardápio infantil e proporcionar mais sabor e saúde para os estudantes.
1. Laranja
Fácil de encontrar em supermercados, a laranja possui uma alta concentração de vitaminas. Possui um sabor cítrico e muita vitamina C, podendo auxiliar em casos de constipação, proteger contra gripes e resfriados, etc.
Como servir?
Como a laranja tem sementes, é apropriado servi-la retirando essa parte para evitar o engasgo dos alunos durante o recreio. Sua escola pode oferecer a laranja das seguintes maneiras:
- In natura, sendo cortada em 4 partes com ou sem a casca
- Suco
Recomenda-se não colocar açúcar no líquido para que as crianças conheçam – e saibam degustar – o adocicado natural da laranja.
2. Cenoura
O consumo constante da cenoura pode enriquecer o organismo dos alunos. Nela, é possível encontrar três tipos de vitaminas: A, C, D e as do complexo B.
Como servir?
A cenoura é bastante versátil, aparecendo em preparações como:
- Arroz
- Refogados
- Assados (em pratos com frango ou carne)
- Saladas
- Cozidos (sozinha ou com uma proteína)
- Bolos
3. Ovos
Os ovos são uma ótima alternativa para incluir vitaminas no refeitório da escola, proporcionando os nutrientes dos tipos A, D, E, K e as do complexo B. Além disso, trata-se de uma fonte importante de proteína.
Como servir?
O ovo está presente em várias receitas, mas, no ambiente escolar, pode ser servido como:
- Omelete
- Cozido
- Mexido
4. Aveia
A aveia é um cereal integral rico em vitaminas e em outros nutrientes, como zinco, magnésio, ferro, fibras e potássio. O alimento ainda pode equilibrar o valor nutricional das refeições, pois oferece um alto teor de proteína.
Como servir?
Se você quer descobrir como incentivar o consumo de frutas da estação na escola, o uso da aveia será um grande aliado. Confira as opções para incluí-la no menu:
- Sucos de fruta
- Vitaminas (morango, banana, mamão, abacate, etc.)
- Mingau com leite (prato que costuma fazer sucesso em dias frios)
5. Acerola
Não é à toa que a acerola é um dos alimentos ricos em vitamina C: a concentração deste nutriente na fruta ultrapassa até mesmo a do limão. Combina o sabor ácido com um leve toque adocicado e sua colheita acontece entre setembro e março.
Como servir?
A acerola pode aparecer na cantina escolar em:
- Vitaminas
- Pudim
- Sucos
- Pratos com peixes ou aves (fazendo um molho com a calda da acerola cozida e alguns temperos)
- Salada de frutas
6. Brócolis
O brócolis é um alimento que precisa fazer parte da educação alimentar na escola. Afinal, suas vitaminas C e K têm um papel significativo no desenvolvimento ósseo e imunológico.
Esse vegetal possui uma aparência única, que costuma atrair o interesse dos alunos menores. Já o sabor, é suave com textura crocante – característica amenizada quando o brócolis é cozido.
Como servir?
Algumas preparações que podem levar o brócolis são:
- Purê
- Sopa de legumes
- Ensopados
- Omeletes
- Refogados
7. Alface
Este é o complemento perfeito para qualquer refeição salgada. Isso porque a alface é um vegetal folhoso com baixo teor calórico e muita vitamina (nas versões A, C e do complexo B).
Sendo um alimento difícil de ser consumido pelas crianças, a introdução da alface no refeitório fortalece a importância da alimentação saudável na escola. Portanto, deve ser priorizado pela equipe nutricional da instituição.
Como servir?
Aqui, não tem segredo: a alface é servida como salada. No entanto, o que dá o toque especial é o preparo, que pode ser feito com:
- Tomate
- Cebola
- Azeite
- Limão
- Orégano
8. Banana
A banana é uma fruta saborosa, com textura macia e costuma ser aceita com tranquilidade pelos estudantes. Dentre os ganhos nutricionais, estão a grande presença de vitamina A, do complexo B, C e E, sem contar os demais nutrientes.
Como servir?
Podemos usar como exemplo:
- Vitamina
- In natura
- Salada de frutas
- Bolo
Cardápios da It’s Cool
Quer deixar esse processo mais acessível? Na It’s Cool Foods os cardápios contemplam os alimentos ricos em vitaminas para garantir o aporte nutricional para cada idade.
Para saber mais sobre os serviços da It’s Cool, entre em contato e conheça as soluções para sua instituição.